Revista Espaço

Olhos atentos no combate às chamas

Aperam Bioenergia reúne empregados, prestadores de serviços e comunidades na 3ª Semana Integrada de Prevenção a Incêndios

21

Simulação de evacuação e combate a incêndios durante a Sipin 2012

A manutenção de áreas verdes é um compromisso que acompanha as atividades da Aperam Bioenergia, cuja produção é pautada na busca pela sustentabilidade em todas as operações e pela preservação ambiental da região do Vale do Jequitinhonha (MG).

Esse comportamento foi mais uma vez reforçado com a realização da 3ª Semana Integrada de Prevenção a Incêndios (Sipin), que reuniu todos os empregados da Empresa e pessoas das comunidades em ações de orientação sobre como evitar e prevenir a ocorrência de incêndios. Hoje, o aparato de combate ao fogo na Bioenergia conta com nove torres de observação, oito caminhões pipa e 48 vigias patrimoniais trabalhando em três turnos. “Nosso foco é conscientizar e capacitar as pessoas para identificar possíveis queimadas e evitar que o fogo destrua tudo aquilo pelo qual trabalhamos com tanto esforço e dedicação”, afirma o gerente de Silvicultura e coordenador geral do evento, Daniel Coelho.

Com o tema “Prevenção: vamos impedir juntos que nossos sonhos virem fumaça”, o evento contou com simulações de evacuação e combate aos incêndios, coordenadas pelo coronel Celso Sérgio Ferreira, ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Blitze educativas também foram promovidas nas rodovias, centros das cidades e comunidades rurais, com distribuição de folhetos, alertando sobre os cuidados necessários para evitar queimadas.

A Sipin 2012 ainda apresentou algumas novidades aos participantes, como o “Alô Sipin”, em que, para reforçar a realização e participação no evento, eram distribuídos brindes aos empregados dos escritórios que atendessem ao telefone dizendo “Alô Sipin”.

“O resultado final foi muito positivo. Atingimos o objetivo principal de promover uma grande conscientização e ficamos satisfeitos por conseguir, a cada ano que passa, reunir mais pessoas em torno dessa batalha”, ressalta Daniel.

Parceiros imprescindíveis

As ações da Sipin 2012 tiveram visitas e reuniões especiais com os vizinhos das áreas da Empresa, integrando-os nas atividades de prevenção e orientando-os sobre como ajudar no combate ao fogo. “Nossos vizinhos são parceiros muito importantes nesse trabalho de identificação e rápida comunicação dos incêndios nas nossas áreas. Eles estão sempre atentos a qualquer movimento na floresta e, ao menor sinal de fumaça, comunicam as autoridades imediatamente”, destaca Daniel.

Comunidades e autoridades locais e regionais também participaram do encerramento da 3ª Sipin, que contou com uma palestra, em Itamarandiba, de Bruno Passini, coordenador das bases operacionais do Previncêndio, programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

Compartilhar: