Revista Espaço

Oikós une o lúdico ao sustentável

Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós reúne crianças e adultos para atividades com foco em educação ambiental

29

Oficinas e atividades de recreação renderam às crianças momentos de diversão e contato direto com a natureza no Centro de Educação Ambiental da Empresa

Com participação de mais de nove mil pessoas de toda a comunidade do Vale do Aço, a 21ª edição do Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós foi marcada pela integração entre lazer e conhecimento. Durante três dias, uma série de atividades com foco em energias alternativas, meio ambiente e sustentabilidade entreteve crianças, adultos e idosos, que aproveitaram o amplo espaço do Centro de Educação Ambiental da Aperam, o Oikós, para trazer a família, fazer piqueniques, brincar, descansar e aprender.

“Nosso maior objetivo é aliar os momentos de recreação ao aprendizado sobre meio ambiente”, resume a educadora ambiental, Juliana Jácome. Em 2012, o programa seguiu o tema do ano internacional instituído pela ONU – “Energia Sustentável para Todos” –, com ações focadas na importância de incorporar aspectos sustentáveis ao dia a dia.

A programação do evento contou com espetáculos de dança e teatro, sessões de relaxamento, com aulas de ioga, auto massagem e alongamento, além de oficinas de mágica, acrobacias aéreas, perna de pau, dança e capoeira. Uma gincana com perguntas sobre meio ambiente também foi oferecida e, para os mais aventureiros, circuito de arvorismo, escalada, tirolesa e rapel.

O jovem Hugo Ayala Paiva, de 12 anos, já esteve no evento em edições passadas e fez questão de comparecer ao Oikós todos os dias em 2012. “As trilhas e caminhadas me chamaram a atenção. São atividades que nos fazem sair de casa, ter contato com natureza, nos exercitar, sendo bem melhores do que ficar sentado jogando vídeo-game”, afirma o garoto.

A importância da preservação ambiental também teve espaço em um estande do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que forneceu informações sobre o Parque Estadual do Rio Doce e distribuiu mudas de plantas aos visitantes. “O foco do nosso trabalho é a prevenção, controle e a conscientização sobre os incêndios florestais. O importante é conhecer para poder preservar”, destacou Helines Moreira Ribeiro,funcionária do instituto, que teve a companhia de outros parceiros da Aperam South America, como a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Arcelor Mittal Bio Florestas, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba,Unipac, Juizado de Menor, Cemig e Copasa.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós é uma oportunidade de compartilhar com a comunidade os valores da Empresa. “Os temas abordados estão profundamente ligados à nossa política de atuação. Com esse trabalho, conseguimos sensibilizar as pessoas para a educação ambiental, estimulando-as a aplicar o conhecimento adquirido no seu dia a dia”, avalia Venilson.

Compartilhar: