Revista Espaço

Oikós une o lúdico ao sustentável

Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós reúne crianças e adultos para atividades com foco em educação ambiental

29

Oficinas e atividades de recreação renderam às crianças momentos de diversão e contato direto com a natureza no Centro de Educação Ambiental da Empresa

Com participação de mais de nove mil pessoas de toda a comunidade do Vale do Aço, a 21ª edição do Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós foi marcada pela integração entre lazer e conhecimento. Durante três dias, uma série de atividades com foco em energias alternativas, meio ambiente e sustentabilidade entreteve crianças, adultos e idosos, que aproveitaram o amplo espaço do Centro de Educação Ambiental da Aperam, o Oikós, para trazer a família, fazer piqueniques, brincar, descansar e aprender.

“Nosso maior objetivo é aliar os momentos de recreação ao aprendizado sobre meio ambiente”, resume a educadora ambiental, Juliana Jácome. Em 2012, o programa seguiu o tema do ano internacional instituído pela ONU – “Energia Sustentável para Todos” –, com ações focadas na importância de incorporar aspectos sustentáveis ao dia a dia.

A programação do evento contou com espetáculos de dança e teatro, sessões de relaxamento, com aulas de ioga, auto massagem e alongamento, além de oficinas de mágica, acrobacias aéreas, perna de pau, dança e capoeira. Uma gincana com perguntas sobre meio ambiente também foi oferecida e, para os mais aventureiros, circuito de arvorismo, escalada, tirolesa e rapel.

O jovem Hugo Ayala Paiva, de 12 anos, já esteve no evento em edições passadas e fez questão de comparecer ao Oikós todos os dias em 2012. “As trilhas e caminhadas me chamaram a atenção. São atividades que nos fazem sair de casa, ter contato com natureza, nos exercitar, sendo bem melhores do que ficar sentado jogando vídeo-game”, afirma o garoto.

A importância da preservação ambiental também teve espaço em um estande do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que forneceu informações sobre o Parque Estadual do Rio Doce e distribuiu mudas de plantas aos visitantes. “O foco do nosso trabalho é a prevenção, controle e a conscientização sobre os incêndios florestais. O importante é conhecer para poder preservar”, destacou Helines Moreira Ribeiro,funcionária do instituto, que teve a companhia de outros parceiros da Aperam South America, como a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Arcelor Mittal Bio Florestas, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba,Unipac, Juizado de Menor, Cemig e Copasa.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós é uma oportunidade de compartilhar com a comunidade os valores da Empresa. “Os temas abordados estão profundamente ligados à nossa política de atuação. Com esse trabalho, conseguimos sensibilizar as pessoas para a educação ambiental, estimulando-as a aplicar o conhecimento adquirido no seu dia a dia”, avalia Venilson.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.