Revista Espaço

O poder da dedicação

Atuação de voluntários da Empresa e da comunidade garante sucesso de iniciativas sociais da região do Vale do Aço

25

Aos 20 anos, a integrante da comissão organizadora do Arraiá, Maria Lima, mostra que ajudar as pessoas não depende da idade

Desde que foi criado, em 2000, o Programa de Voluntariado da Aperam South America vem se consolidando como uma importante ferramenta para o fortalecimento do diálogo com a comunidade, compartilhando metodologias e competências desenvolvidas internamente para além dos muros da Empresa. Essa atuação voluntária, fundamental para o cumprimento da política de responsabilidade social da Aperam, se dá muitas vezes em projetos mantidos ou apoiados pela própria Fundação Aperam Acesita, como o Construindo o Saber, o Mini empresa, o Aprendendo a Empreender e o CCQ Social, entre outros.

Segundo a coordenadora de projetos Vera Dutra, uma das metas da Fundação é criar cada vez mais oportunidades para que os empregados possam participar como voluntários nos projetos e ações desenvolvidos pela instituição.“É justamente o envolvimento das pessoas que enriquece a atuação social da Empresa, além de ser um exercício de cidadania e solidariedade”, defende.

Ela explica que as iniciativas possuem objetivos, público e metodologias diferentes, por isso há diversas possibilidades de atuação. “Cada um colabora com o tempo e as competências que tem.Todos são bem-vindos”,reforça Vera.

O aposentado Maurício Assis da Silva realiza trabalhos voluntários há mais de dez anos e já participou de diversas iniciativas promovidas pela Fundação.“Sinto-me feliz em fazer parte de um grupo de cidadãos que colabora para crescimento de sua comunidade. É sempre uma alegria muito grande ver que os projetos em que você se dedicou conseguiram cumprir seus objetivos”, afirma.

Canjica, quadrilha e solidariedade

24

Empregados e comunidade se divertiram no Arraiá d’Ajuda, tradicional festa junina da Empresa, que destinou toda a sua arrecadação a instituições sociais de Timóteo e região

Uma das maiores ações de voluntariado promovidas pela Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita, é o Arraiá d’Ajuda, que, em 2012, chegou à sua 9ª edição. Organizada com apoio de diversos parceiros e dezenas de voluntários, a tradicional festa junina da Empresa é realizada anualmente no Bosque da Fundação e destina toda a sua arrecadação a instituições sociais de Timóteo e região.

“Com os recursos que recebemos do Arraiá, vamos concretizar uma reforma no banheiro, melhorando, assim, a qualidade do atendimento dos cerca de 40 idosos moradores do abrigo”, conta o presidente do Lar dos Idosos Antônio Frederico Ozanam, José Rubens de Godoy.

A ativadora de Produção Maria de Souza Lima, de 20 anos, foi uma das empregadas que participou da comissão organizadora do Arraiá. “É uma experiência muito gratificante saber que estou fazendo algo que vai ajudar outras pessoas. Ao dedicarmos tempo e conhecimento, conseguimos organizar um evento de sucesso, que está rendendo benefícios para as entidades sociais da região”, afirma a jovem voluntária.

Compartilhar: