Revista Espaço

No ápice da qualidade

Aplicação de inox em telhados, que garante durabilidade e sustentabilidade às construções, é destaque em feira internacional do segmento

15

Seminário promovido pela Empresa durante a TeCobI Expo evidenciou as vantagens do inox em telhas e coberturas

O aço inoxidável está cada vez mais presente na construção civil em função de suas propriedades técnicas, como resistência mecânica e à corrosão e baixo custo de manutenção. Economicamente competitivo, também é excelente opção para projetos em que a arquitetura deve aliar beleza à durabilidade, conferindo movimento às fachadas, efeito espelhado e gradação de cores e reflexos, quando usado com acabamento brilhante, e modernidade ao empreendimento, com acabamento fosco.

Essas características do aço inoxidável e a possibilidade de trabalhar sua aparência estética têm sido muito requisitadas na construção de telhas e coberturas. Essa é uma das diferentes aplicações do material em que a Aperam South America oferece aos seus clientes a melhor solução, com produtos que atendem uma grande diversidade de situações.

“A durabilidade do aço inoxidável responde às necessidades de uma construção sustentável e o torna uma opção natural de revestimento para aplicações permanentemente expostas à ação de agentes agressivos, como telhas e coberturas”, aponta o pesquisador do Centro de Pesquisas da Usina de Timóteo, Tarcísio Reis. “Nesse caso, não há desprendimento de subprodutos ou alteração de sua composição em contato com a água da chuva, por exemplo”, acrescenta.

As qualidades do material permitem que ele seja adequado a telhados de diferentes ambientes e com diversas utilizações, podendo compor coberturas de edifícios industriais e comerciais, fachadas curvas, telhas em arco com raios reduzidos ou grandes, vãos entre apoios em ambientes agressivos, entre outros. “A variedade de ligas de inox para a fabricação de telhas faz com que o cliente encontre sempre uma solução que tenha o melhor custo-benefício. Seguindo as orientações corretas quanto a aplicação, conservação e limpeza, o material se mantém atrativo e em perfeito estado durante toda a vida útil da edificação. Além disso, o aço inoxidável é 100% reciclável”, destaca a engenheira de Aplicação de Aços Inoxidáveis, Clarissa Growoski.

Parcerias reforçadas

A aplicação de soluções sustentáveis em coberturas foi justamente o tema da primeira edição da TeCobI Expo, Feira Internacional de Telhados, Coberturas e Impermeabilização. O evento reuniu, em junho, mais de 1900 profissionais do mercado de construção civil na capital paulista.

Durante a feira, a Aperam South America promoveu o uso do inox com o seminário “Telhas e coberturas em aço inox: feitas para durar”. A programação teve palestras de profissionais da Empresa sobre noções gerais do material, aspectos de corrosão e aplicação, alinhamento ao desenvolvimento sustentável e demonstrações da sua vantagem econômica ao longo do tempo, quando comparado a diferentes matérias primas. “Nosso objetivo é quebrar paradigmas e mostrar a força competitiva que o inox possui para essa aplicação”, acrescenta a analista de Negócios de Construção Civil e Arquitetura, Nathália El Ossais.

“O seminário foi muito válido para reforçarmos as vantagens que o inox traz para o segmento e pela oportunidade de contato direto com arquitetos, produtores, distribuidores e consumidores. Pudemos reforçar a marca da Empresa e repassar informações sobre o produto e suas aplicações”, comenta Clarissa Growoski, que também foi uma das palestrantes no seminário.

Compartilhar: