Revista Espaço

Editorial

Caros leitores,

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

Celebramos em 2012 os cem anos de criação do aço inoxidável. Embora alguns trabalhos científicos já tivessem documentado estudos com ligas de ferro, cromo e níquel, a criação do aço inoxidável é atribuída a um inglês, Harry Brearley. Essa data que não poderia passar em branco nos faz, claro, pensar nas evoluções já conseguidas, mas também nas imensas possibilidades de uso desse produto que empresta suas qualidades e beleza a diversas aplicações, além de ganhar diferentes formas no mundo contemporâneo.

No Brasil, temos orgulho de dizer, temos uma importante participação no desenvolvimento do inox. Na década de 1970, a Aperam South America – então Acesita –, enfrentou grandes desafios para começar a implantação da primeira linha de aços planos inoxidáveis. O engenheiro Frederico Meyer, hoje com 76 anos, era então empregado da Acesita e participou decisivamente desse processo. Firmamos parcerias para transferência de tecnologia e investimos naquele que se tornaria o nosso carro chefe na linha de produção.

Desde então, o inox está presente em diversos momentos da indústria nacional. Mas ainda há muita margem para crescimento do consumo per capita no Brasil. Queremos ainda manter nossa posição de referência na produção de inoxidáveis, inspirados pela conduta inovadora que trouxe o material para o país nos anos 1970. Por isso, investimos continuamente no desenvolvimento de novas aplicações, criando ligas cada vez mais eficientes e versáteis, como as exigidas pela indústria de óleo e gás. Oferecemos ao mercado um produto afinado com as necessidades do mundo moderno, atentos que estamos à nova dinâmica da economia e à necessidade de estarmos cada vez mais próximos de nossos clientes.

Nesse caminho, o comprometimento com a excelência e com a evolução demonstrado diariamente por nossas equipes se renova. Pelo quarto ano consecutivo, conquistamos o Challenge, competição de projetos de melhoria contínua no âmbito da Aperam mundial, agora como vencedores do Troféu Imitação. Também na Usina de Timóteo, bons resultados alcançados por projetos de melhorias dão testemunho desse comportamento e ganham evidência nesta edição.

As características de durabilidade, sustentabilidade e inovação do inox se confundem com valores que incorporamos e reforçamos em nossa postura empresarial. Assim como o material mostra fôlego para evoluir mais, seguiremos trabalhando para fomentar o desenvolvimento de novas soluções e tornar toda a cadeia produtiva mais competitiva para os desafios dos próximos 100 anos.

Obrigado e boa leitura!


Encontro de lideranças

Estratégia fortalecida

Mudanças organizacionais para o negócio de aços inoxidáveis e elétricos, com foco no aumento de vendas e ampliação da reatividade e do valor do mix de produtos. Esse foi o principal tema do primeiro encontro de Liderança e Estratégia da Aperam, sediado em Portugal, com a presença de líderes de unidades da Empresa de todo o mundo.

Os participantes discutiram a adoção de uma estratégia de otimização Top Line, que permitirá uma ligação maior entre as áreas de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento. A iniciativa contribuirá para a decisão do melhor momento para colocar novos produtos e aplicações no mercado e para uma abordagem mais dinâmica nas compras, que compartilhará riscos de volatilidade de mercado com os fornecedores.

O encontro também atualizou a visão estratégica da Empresa, que permanece focada na Jornada de Liderança e orientada para a evolução do desempenho e dos padrões de qualidade dos serviços e produtos.

“Temos tudo ao alcance de nossas mãos para consolidar essas estratégias. Contamos com as pessoas competentes e certas, um mix de produtos mais completo, a capacidade de alcançar todos os clientes em nossos mercados, a sabedoria para nos tornar líderes em custo e, finalmente, a total responsabilidade em gerir nossas finanças e o caixa, que dará suporte ao nosso crescimento. Agora, precisamos juntar nossas energias e seguir nesse caminho rumo ao sucesso”, afirmou o CEO Philippe Darmayan, em carta divulgada aos empregados, após o encerramento do encontro.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Jaime Gasparini • Diretor Financeiro: Marc Ruppert • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair do Couto, Alcy Dias Rodrigues, Augusto Pompilio, Claudete de Paula, Cleonice Freitas, Élvio Reis, Igor Grizende, Jamile Magalhães Duarte, José Geraldo de Castro Américo, Karolina Lana, Marilene Siqueira, Marli Gerônima, Moysa Ribeiro (estagiária), Natasha Arnold, Rodrigo Damasceno, Salete Silva, Venilson Araujo • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Gustavo Ávila (MG 15240) e Igor Lage (MG 16246) • Editoração: AVI Design • Imagem de capa: Arte & Mouse • Re­vi­são: Teresa Leite • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.­

Compartilhar: