Revista Espaço

Apoio para crescer

Fundação lança manual sobre empreendedorismo social e edital para projetos de pequeno porte

26

Lançamento do edital no teatro da Fundação. Documento facilitará acesso aos recursos disponibilizados pela instituição para projetos de pequeno porte

Em parceria com o Instituto Papel Solidário, a Fundação Aperam Acesita lançou uma nova publicação que oferece um roteiro “passo a passo” para a estruturação e administração de associações de fins não econômicos. O manual “Caminhos para o Empreendedorismo Social” reúne uma série de informações e orientações para que as organizações sociais possam aprimorar seus processos de gestão e traçar caminhos possíveis para se tornarem mais sustentáveis.

Segundo a coordenadora de projetos Neide Barbosa, a iniciativa é uma atualização ­do ­Guia­ da­ Associação,­ lançado pela ­Fundação ­em­ 2004.­ “Para elaborarmos o novo manual, o conteúdo ­do ­Guia­ foi­ revisto,­ atualizado e ampliado. Seu objetivo é complementar a nossa proposta de atuar junto às organizações sociais no assessoramento, defesa e garantia de direitos. Acredito que ele pode contribuir para fortalecer a autonomia e a capacidade de reflexão e atuação dessas entidades”, avalia Neide, ressaltando que a publicação também pode ser aproveitada por empresas que desejam fortalecer o seu relacionamento com as comunidades.

O “Caminhos para o Empreendedorismo Social” está disponível para download gratuito no site da Fundação. Se preferir, entre em contato ­pelo­ e-mail ­inox.fundacao@aperam.com.

Para democratizar

Juntamente ­com ­o ­manual ­“Caminhos para o Empreendedorismo Social”, a Fundação Aperam Acesita publicou um edital de apoio a projetos de pequeno porte. A iniciativa pretende beneficiar organizações sociais situadas nas áreas de abrangência da Empresa, democratizando o acesso aos recursos disponibilizados pela instituição, ao estabelecer diretrizes claras para a sua obtenção.

“A Fundação sempre procurou atender a demandas emergenciais das entidades da região. A novidade é que, a partir de agora, esse apoio será concedido de forma mais organizada, balizado pela avaliação da proposta de aplicação do recurso”, explica a coordenadora de projetos, Márcia Ferreira.

Em sintonia com a política de atuação social da Aperam, o edital prioriza propostas com foco em geração de renda, melhoria da qualidade da educação e do atendimento prestado, fortalecimento institucional e fomento à cultura e ao esporte. Cada instituição só pode apresentar um projeto, e os recursos solicitados­ não ­devem­ exceder ­R$ 10 ­mil.

O período de inscrições para esse primeiro edital, lançado no dia 20 de junho, encerrou-se ­no­ fi­nal­ de­ julho.­ No total,­ foram­ submetidos ­47 trabalhos,­ que,­ atualmente, estão sendo julgados por um Comitê de Avaliação e pela diretoria da Fundação. O resultado do processo seletivo deve ser divulgado em setembro. A abertura de um novo edital está prevista para­2013.

Compartilhar: