fbpx

Revista Espaço

Apoio para crescer

Fundação lança manual sobre empreendedorismo social e edital para projetos de pequeno porte

26

Lançamento do edital no teatro da Fundação. Documento facilitará acesso aos recursos disponibilizados pela instituição para projetos de pequeno porte

Em parceria com o Instituto Papel Solidário, a Fundação Aperam Acesita lançou uma nova publicação que oferece um roteiro “passo a passo” para a estruturação e administração de associações de fins não econômicos. O manual “Caminhos para o Empreendedorismo Social” reúne uma série de informações e orientações para que as organizações sociais possam aprimorar seus processos de gestão e traçar caminhos possíveis para se tornarem mais sustentáveis.

Segundo a coordenadora de projetos Neide Barbosa, a iniciativa é uma atualização ­do ­Guia­ da­ Associação,­ lançado pela ­Fundação ­em­ 2004.­ “Para elaborarmos o novo manual, o conteúdo ­do ­Guia­ foi­ revisto,­ atualizado e ampliado. Seu objetivo é complementar a nossa proposta de atuar junto às organizações sociais no assessoramento, defesa e garantia de direitos. Acredito que ele pode contribuir para fortalecer a autonomia e a capacidade de reflexão e atuação dessas entidades”, avalia Neide, ressaltando que a publicação também pode ser aproveitada por empresas que desejam fortalecer o seu relacionamento com as comunidades.

O “Caminhos para o Empreendedorismo Social” está disponível para download gratuito no site da Fundação. Se preferir, entre em contato ­pelo­ e-mail ­inox.fundacao@aperam.com.

Para democratizar

Juntamente ­com ­o ­manual ­“Caminhos para o Empreendedorismo Social”, a Fundação Aperam Acesita publicou um edital de apoio a projetos de pequeno porte. A iniciativa pretende beneficiar organizações sociais situadas nas áreas de abrangência da Empresa, democratizando o acesso aos recursos disponibilizados pela instituição, ao estabelecer diretrizes claras para a sua obtenção.

“A Fundação sempre procurou atender a demandas emergenciais das entidades da região. A novidade é que, a partir de agora, esse apoio será concedido de forma mais organizada, balizado pela avaliação da proposta de aplicação do recurso”, explica a coordenadora de projetos, Márcia Ferreira.

Em sintonia com a política de atuação social da Aperam, o edital prioriza propostas com foco em geração de renda, melhoria da qualidade da educação e do atendimento prestado, fortalecimento institucional e fomento à cultura e ao esporte. Cada instituição só pode apresentar um projeto, e os recursos solicitados­ não ­devem­ exceder ­R$ 10 ­mil.

O período de inscrições para esse primeiro edital, lançado no dia 20 de junho, encerrou-se ­no­ fi­nal­ de­ julho.­ No total,­ foram­ submetidos ­47 trabalhos,­ que,­ atualmente, estão sendo julgados por um Comitê de Avaliação e pela diretoria da Fundação. O resultado do processo seletivo deve ser divulgado em setembro. A abertura de um novo edital está prevista para­2013.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.