50 anos de tradição
Por três gerações, a história da família Oliveira se entrelaça com a da Aperam South America

Há mais de meio século as atividades desempenhadas na Aciaria, da Usina de Timóteo,têm um ponto em comum: a presença de um representante da família Oliveira no seu quadro de profissionais.
Tudo começou em 1962, quando Onofre Estevam de Oliveira foi contratado. Por 25 anos, a área seria o destino diário de Onofre, caminho que ele fez questão de recomendar a seus três filhos: José, Osmiro e Claudomiro. “Sempre nos espelhamos em nosso pai. Trabalhar no mesmo local em que ele passou a vida e de onde chegava todos os dias feliz e com boas histórias, é uma honra”, afirma José Rodrigues, o mais velho. Por seis anos, ele chegou a atuar junto do pai na Empresa: “Sou uma pessoa privilegiada, pois além da formação como homem, tive a oportunidade de aprender muito profissionalmente com meu pai. Por isso, o mês de agosto e o dia dos pais são tão representativos para nossa família”, analisa o supervisor de Esmerilhamento de Placas.
A história da família na Usina também é motivo de orgulho para Osmiro, operador de Lingotamento Contínuo. “O bom ambiente de trabalho e a preocupação com o bem-estar dos empregados que víamos a Empresa demonstrar com nosso pai fez com que quiséssemos trabalhar aqui. Ter a possibilidade de continuar contribuindo para o crescimento da Aperam e prosseguir com essa história é muito gratificante”, comenta.
Mesmo atuando na mesma área, José Rodrigues e Osmiro não têm contato direto no dia a dia. O mesmo ocorre com o caçula, que a exemplo dos irmãos seguiu o caminho do pai e trabalha na Aciaria. “Eu morava fora do Brasil e vi que haveria um teste em Timóteo durante as minhas férias. Fiz a prova, passei e, desde então, não me vejo mais trabalhando em outro lugar”, relata Claudomiro, o filho mais novo de Onofre, na Empresa desde 2004.
Ele destaca as possibilidades de crescimento que a Aperam South America oferece a seus profissionais e que beneficiam a toda a sua família. “Vejo meus irmãos mais velhos ocupando bons cargos. Eu também estou aqui para evoluir. Pretendo fazer faculdade de Engenharia após o curso de metalurgia que estou concluindo. Assim, como minha família e meus colegas, tenho grandes chances aqui dentro”, avalia.
Até o neto
A história inaugurada por Seu Onofre continua com o neto,Victor Martins, filho de José Rodrigues.Na Aperam desde 2007, ele conta que não imaginou que fosse gostar tanto do trabalho. “Eu precisava fazer estágio para concluir meu curso técnico e vi na Empresa uma boa oportunidade. A identificação foi imediata e hoje estou muito feliz. Tenho muito orgulho em trabalhar aqui. Sei o quanto a Aperam significava para meu avô, que encontrou aqui estabilidade para criar meu pai e meus tios”, comenta Victor, que concluiu o curso de Engenharia de Produção em 2011.
Victor, Claudomiro e Osmiro lamentam apenas que Seu Onofre não os tenha visto atuar na Empresa. “Mas onde quer que ele esteja, sei que está orgulhoso de nós”, encerra Claudomiro