Revista Espaço

Unidos para economizar

Equipe da Laminação a Quente se mobiliza para evitar o desperdício de água

Durante uma reunião relâmpago, procedimento de saúde e segurança realizado diariamente na Empresa antes de todas as jornadas de trabalho, uma equipe de 18 empregados da gerência de Laminação a Quente teve uma ideia simples e efetiva para evitar o desperdício de água na área. “Decidimos fazer um mapeamento de todas as nossas instalações para identificar possíveis pontos de vazamento”, conta o supervisor de manutenção, Roberval Costa, um dos responsáveis pela iniciativa.

O grupo inspecionou pias,torneiras, caixas de descarga,tubulações e outros locais para identificar perdas de água. Depois disso, a equipe calculou o volume dos vazamentos e planejou as ações de reparo. Em poucos dias, todos os pontos identificados já haviam sido reformados. “Na maioria dos casos, a solução era simples, apenas uma troca de válvula ou de torneira. Por isso, o custo dos reparos foi baixo e os resultados muito positivos”, afirma Roberval.


Empresa mobilizada

13

Empregados visitaram todos os pontos de possíveis vazamentos de água na área e propuseram ações de reparo

Para o gerente executivo de Saúde e Segurança, Leonam Almeida, o trabalho da equipe de Laminação a Quente está alinhado aos princípios da Aperam South America de utilizar seus recursos naturais de forma racional e cada vez mais otimizada. “Estamos realizando campanhas internas com avisos e cartazes para conscientizar os empregados sobre a importância de fazer o uso adequado dos nossos bens naturais, principalmente a água. Essa iniciativa da Laminação a Quente é uma prova de que a conscientização está, de fato, acontecendo”, opina.

Evitar o desperdício também é uma máxima seguida durante toda a produção do inox. De acordo com dados de 2011, o índice de recirculação de água industrial na Empresa é de 95%, o que demonstra a eficácia de seus processos de reciclagem hídrica.

A Aperam South America também investe no tratamento da água que não é reaproveitada dentro da Usina. Para isso, conta com redes de drenagem, tanques de decantação, estações para separação de materiais pesados e outras estruturas que garantem que os recursos hídricos aproveitados no processo produtivo sejam devolvidos ao meio ambiente obedecendo aos mais elevados padrões de qualidade.

Compartilhar: