Revista Espaço

Proteção com durabilidade

Projeto de luva de aramida da Aperam South America é premiado

5

Mais eficientes, luvas também garantem a total segurança dos empregados no manuseio de tiras de inox

A Aperam South America recebeu, em parceria com a empresa Seiki Luvas, o Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador, na categoria “proteção contra corte e abrasão”. O reconhecimento foi garantido pelo projeto de substituição das luvas de segurança, realizado na gerência de Acabamento de Inox Laminado a Frio.

“Conseguimos desenvolver um equipamento de alta durabilidade, capaz de oferecer maior proteção para as mãos”, conta o gerente da área, Antônio Carlos Baraky. O trabalho, realizado em 2008,tinha o objetivo de evitar incidentes e não conformidades no processo de manuseio de tiras. Após a substituição das luvas, esse número chegou a zero em 2011.

Segundo Baraky, a eficácia do equipamento é justificada pelos fios de aramida utilizados em sua fabricação. O material, fibra sintética, leve e resistente, fornecida pela própria DuPont, possibilitou melhor acabamento às luvas, garantindo mais proteção e conforto ao operador.

Melhor custo-benefício

Apesar de serem mais caras, as luvas desenvolvidas em parceria com a Seiki reduziram custos na área. Com a substituição, a durabilidade média das luvas saltou para 35 dias, baixando o consumo para 50 pares ao mês e o custo com esses equipamentos, em quase 20%. Até então, eram gastos, em média, 115 pares no mesmo período. “Os equipamentos que usávamos duravam aproximadamente cinco dias. Dependendo da atividade, somente duas horas”, conta Baraky. Outro ganho foi a padronização dos equipamentos – anteriormente eram utilizados três modelos diferentes.

O projeto deu tão certo que, hoje, as luvas são utilizadas também para manuseio de chapas e bobinas e até em outras unidades de produção.

Compartilhar: