Revista Espaço

Mais requinte na hora de lavar

Lavadoras com aço inoxidável compõem projetos de design arrojado

2

Modelo de máquina de lavar top load tem cesto em aço inoxidável

Tendência nas cozinhas modernas, os eletrodomésticos confeccionados em aço inoxidável chegaram às lavanderias, levando para esse ambiente sua versatilidade e alto apelo estético. Além dos refrigeradores e dos fogões, os consumidores têm agora a possibilidade de adquirir o inox também na lavadora de roupas que pode vir toda revestida ou apenas com cesto feito do material. “Quando uma empresa quer agregar valor ao seu produto, inclui itens ou os produz em aço inoxidável”, garante a analista de negócios da Aperam South America, Nathália El Ossais.

Presentes em 45% dos lares brasileiros, segundo o IBGE, as lavadoras foram incrementadas com os aços inoxidáveis, que as tornam objetos de desejo nos projetos residenciais.

“A máquina de lavar em inox atrai um público preocupado com o design”, avalia a gerente de produto da Electrolux, Joana Dias. Desde setembro de 2011, a Electrolux adquire aço inoxidável da Aperam South America. O material é aplicado nos cestos de máquinas de lavar top load (abertura superior) e com função lava e seca.

Além das qualidades estéticas, outros diferenciais atraem os consumidores. O aço inoxidável não absorve as cores que desbotam dos tecidos e é mais higiênico, por evitar a formação de mofo e o acúmulo de bactérias que podem causar mau cheiro nas roupas. Os modelos de lavadoras com gabinetes revestidos de aço inoxidável recebem ainda um verniz que evita marcas de dedos, facilitando a limpeza, além de proteger e deixar o produto com aparência de novo por muitos anos.

“A tendência é o consumidor pensar tanto no lado estético quanto na durabilidade e qualidade superior das lavadoras com itens em aço inoxidável”, antevê Nathália. Ela acredita que o eletrodoméstico tende a ser cada vez mais comprado pelas classes mais populares, aumentando, consequentemente, o consumo de produtos fabricados com inox. “A redução do IPI para eletrodomésticos da linha branca e a mudança nos perfis econômicos dos brasileiros contribuem para o aumento das vendas”, destaca.

Compartilhar: