Revista Espaço

Editorial

Caros leitores,

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

Neste mês de junho, aproveitamos as celebrações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente e da realização da Rio+20 para uma edição dedicada a questões importantes para o futuro do planeta. Vinte anos após a Rio 92, e depois de muitas transformações no mundo e na Empresa, temos a certeza de que a Aperam South America evoluiu muito nos conceitos de sustentabilidade, consciência ambiental e responsabilidade com as gerações futuras.

A Empresa entende a sustentabilidade como um conceito que vai muito além da proteção ambiental. É a união também de boas práticas sociais e econômicas, com operações competitivas, capazes de garantir um impacto positivo na região e no país. Esse status só pode ser alcançado com ações sistemáticas voltadas para produção sustentável. Um desafio que a nossa Organização vem enfrentando diariamente, com bons resultados e o reconhecimento da sociedade.

Aqui, tratamos a responsabilidade corporativa como estratégia de negócios e fonte de oportunidades e inovações. Nossos resultados são construídos a partir de programas e diretrizes de uma política integrada, que envolve também as áreas de Qualidade, Saúde e Segurança. Desde 2001, a Empresa é certificada pela ISO 14001, que constitui a base de normas e regras do seu Sistema de Gestão de Meio Ambiente.

Tão importante quanto aprimorar nossos processos, é o trabalho incessante de conscientização dos empregados e familiares nas práticas de preservação dos recursos e na preocupação com as gerações futuras. E, nesse sentido, nosso esforço alcança também a comunidade, por meio das atividades da Fundação Aperam Acesita, com o envolvimento de diversos parceiros.

Nesta edição também destacamos que a Aperam se compromete com questões importantes, ao firmar com a ONU um pacto pela sustentabilidade, e no âmbito brasileiro, na assinatura do Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal com o Governo Federal , por meio do IABr. É importante que o mundo se preocupe com essas questões. Mas na Aperam elas já fazem parte do negócio há muito tempo.

Boa leitura!


Visibilidade

Conhecimento aplicado

Empresa produz artigos técnicos para publicação do setor sucroenergético

A eficiência, qualidade e durabilidade do aço inoxidável têm ganhado destaque em publicações especializadas. Uma delas, a revista mensal CanaMix, apresentou, em três edições, artigos dos empregados da Aperam South America, Joner Oliveira Alves, Wilian Labiapari e Lúcio Asai Bailo.

A revista, com tiragem de 12 mil exemplares, é distribuída para mais de duas mil empresas brasileiras que atuam no setor sucroenergético. “Os artigos foram baseados em dados técnicos, porém, redigidos com uma linguagem adaptada às lideranças do segmento. O objetivo é demonstrar que o emprego dos aços inoxidáveis possui melhor custo-benefício para as usinas, além de expor todo o aparato de assistência ao cliente que a Aperam fornece”, destaca o pesquisador da gerência executiva de Pesquisa, Joner Alves.

O engenheiro da gerência executiva de Desenvolvimento de Mercado, Lúcio Asai Bailo, explica que a revista é o principal veículo do segmento. “Com a visibilidade e o alcance da CanaMix, reforçamos a marca Aperam junto aos nossos clientes e nos apresentamos para potenciais compradores”, avalia.

Errata

Na edição 67, a matéria “Terreno para crescer” informou que as vendas das áreas da Aperam South America para a prefeitura de Timóteo foram feitas com preços facilitados. Na verdade, a comercialização seguiu os valores praticados pelo mercado.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Jaime Gasparini • Diretor Técnico: Frédéric Midy • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair do Couto, Alcy Dias Rodrigues, Augusto Pompilio, Claudete de Paula, Cleonice Freitas, Élvio Reis, Igor Grizende, Jamile Magalhães Duarte, Jéssica Menezes (estagiária), José Geraldo de Castro Américo, Karolina Lana, Marilene Siqueira, Moysa Ribeiro (estagiária), Rodrigo Damasceno, Salete Silva, Venilson Araujo • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Amanda Barros (MG 15658), Gustavo Ávila (MG 15240) e Igor Lage (MG 16246) • Editoração: AVI Design • Foto de capa: Daniel Mansur • Re­vi­são: Teresa Leite • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, inox.marketinox@ aperam.com.

Compartilhar: