Revista Espaço

A base é o inox

Versatilidade do material o torna ideal para ambientes industriais, com possibilidades de utilização que incluem a aplicação em pisos

A grande circulação de pessoas, máquinas e materiais é uma constante na rotina de uma área industrial, que abriga, simultaneamente, diferentes atividades e logísticas de operação. Nesses ambientes, o objetivo é que tudo funcione como um relógio suíço. Qualquer ação que leve mais tempo do que o necessário é sinônimo de prejuízo. Cenário que se apresenta como ideal para a utilização do inox, que, cada vez mais, ganha espaço dentro das indústrias, com aproveitamento em aplicações diferentes e inovadoras.

Um desses novos usos é a instalação de pisos em aço inoxidável, começando pela própria Aperam, que tem chão formado pelo material nas áreas próximas à linha de corte longitudinal do Centro de Serviços de Campinas. “Ganhamos com a facilidade de limpeza, durabilidade e manutenção simples e rápida, que evita paradas e perda de tempo na produção”, relata o gerente de Logística da unidade, Ronaldo Salles.

Recentemente, a aplicação também chegou às unidades da Tramontina, parceira da Aperam South America e uma das principais consumidoras do material do país. Os pisos de inox passaram a compor os prédios de cutelaria da organização, em Carlos Barbosa (RS). “Temos observado a ampliação do uso do inox em pisos não só em áreas de produção, mas também em prédios e locais de circulação de pessoas, que buscam, além das propriedades já conhecidas do material, ambientes mais claros e bonitos”, afirma o consultor de Marketing e Relações Institucionais da Aperam South America, Marco Fuoco.

Ele também destaca que clientes da Empresa já oferecem ao mercado diversas linhas de pisos: “eles podem ser perfurados para a passagem de luz, ar ou líquidos, assegurando visibilidade, ventilação ou escoamento, e ainda podem se tornar antiderrapantes”.


Por toda a parte

O inox oferece soluções diferenciadas, para cada tipo de ambiente industrial. Por isso, hoje, o material tem presença certa em determinados segmentos, como produtoras de papel e celulose, construção civil, sucroalcooleiro, ferroviário, entre outros.

Sua resistência mecânica à corrosão, à deformação e ao calor, possibilita, por exemplo, a sua utilização nas indústrias petroquímica, metalúrgica e em frigoríficos.

Por não absorver óleo ou umidade, nem acumular resíduos e sujeira, o inox também é ideal para ambientes que exigem limpeza absoluta, como laboratórios farmacêuticos, manipulação de cosméticos e produção alimentícia.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.