Revista Espaço

Equipe preparada

Aperam South America conta com mais de 900 empregados treinados como brigadistas

Com foco em prevenção de acidentes e combate a princípios de incêndio, o treinamento da equipe de brigadistas é uma das principais ações de conscientização sobre Saúde e Segurança realizadas pela Aperam South America. Atualmente, são 930 empregados treinados na Empresa, abrangendo todas as gerências e turnos de trabalho.

A capacitação da brigada é feita pela equipe de bombeiros ligada à área de Segurança Patrimonial e envolve atividades práticas e teóricas, totalizando carga horária de 16h. Todos os meses, são ofertadas duas turmas de reciclagem por turno para aqueles que já participaram do treinamento. Para novos brigadistas, são formados grupos à medida que surgem os candidatos.

Segundo o supervisor de Segurança Patrimonial da Aperam, Ronaldo Cândido de Oliveira, a metodologia utilizada é didática e interativa. Durante as aulas, os empregados são instruídos a agir com calma em situações de emergência, inclusive em incêndios, e a orientar as pessoas, garantindo que todos estejam em segurança. “Os brigadistas são treinados para tomar os procedimentos necessários e cabíveis, mas o objetivo maior é conscientizá- los a agir preventivamente”, explica Ronaldo.

A assistente técnica Magda de Menezes, da gerência executiva de Infraestrutura, participou do treinamento pela primeira vez em 2010 e define o curso como grande oportunidade de aprendizado. “É importante conhecer os riscos de sua área de atuação e saber como agir em situações de emergência dentro e fora da Empresa”, afirma. Este ano, Magda já concluiu o seu curso anual de reciclagem, obrigatório a todos os brigadistas, e conta que em sua turma havia outras duas mulheres. “A presença feminina nesse tipo de atividade era rara, mas, hoje em dia, vem se mostrando cada vez mais comum”, garante a assistente, que trabalha há 20 anos na área de Manutenção da Aperam South America.

Brigadista até nas alturas

9

Capacitação envolve treinamento e reciclagem dos profissionais, para garantir segurança total nas operações da Empresa

Quando participou do treinamento para brigadistas da Aperam South America, o gerente executivo de Automação, Alexandre Farah, nunca imaginou que fosse utilizar fora da Empresa os conhecimentos recém-adquiridos. Poucas semanas após ter concluído a capacitação, ele estava em um voo com dois colegas de trabalho, quando um dos passageiros, que era diabético, sofreu uma crise de hipoglicemia.

“Ele teve uma série de convulsões e, em seguida, desmaiou. Todos ficaram apreensivos”, lembra. Com a ajuda de uma aeromoça, Alexandre deitou o passageiro de lado, verificou os batimentos cardíacos e acompanhou as condições vitais até o pouso. “Também procurei manter a calma, como foi ensinado no treinamento”, conta.

Com a aeronave ainda no ar, a equipe de brigadistas do aeroporto foi acionada para que, após a aterrissagem, o socorro fosse imediato. “No final, tudo correu bem, mas o susto foi grande. A maioria das pessoas não está preparada para agir nessas situações, por isso eu fico feliz de ter participado do treinamento e ter contribuído de alguma forma”, afirma Alexandre.

 

Compartilhar: