Revista Espaço

Linha promissora

Cresce a procura pelo aço inox com a redução do IPI para eletrodomésticos

A grande demanda gerada pelo segmento de produtos da linha branca(Os principais produtos que compõem o segmento tradicionalmente conhecido como linha branca são refrigeradores, freezers verticais e horizontais, fogões, lavadoras de louça, lavadoras e secadoras de roupa, condicionadores de ar e fornos de micro-ondas. ) está exigindo esforços extras do fornecimento de aço inox. No primeiro trimestre de 2012, uma operação especial está sendo montada pela Aperam South America para garantir o atendimento com a rapidez necessária.

Com os preços mais acessíveis nos últimos dez anos e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), equipamentos com componentes em inox atraem mais os consumidores e aquecem as vendas do segmento. Até março deste ano, a previsão é de que o fornecimento do material para o setor cresça até 30%, o que pode se manter por mais tempo, caso a redução do IPI seja prolongada. “A Aperam South America respondeu rápido à nova demanda. Com uma logística ágil e trabalhando de forma pró-ativa foi possível atender a esse exigente segmento”, afirma Nathália El Ossais, analista de Negócios da Aperam South America.

O Brasil produziu, em 2011, cerca de 30 milhões de eletrodomésticos, que consomem aço inoxidável em diversos itens, como mesas dos fogões, cestos das lavadoras ou mesmo revestimentos externos dos equipamentos.


Em evidência

Além do imposto reduzido, outras mudanças resultaram na diminuição do preço dos produtos da linha branca com aço inox. Uma delas foi a substituição do aço 304 por ligas ferríticas especiais (K30, K39 e K44).

As características do material como durabilidade, fácil limpeza e apelo estético também contribuem para o aumento do consumo desses bens, com o setor de refrigeração, por exemplo, representando a maior elevação da demanda pelo produto.

A grande presença da Aperam South America no mercado de eletrodomésticos é assegurada pela alta exigência da performance técnica e no acabamento final das chapas de inox. “O inox fica em evidência no produto final e o material não pode ter qualquer risco ou imperfeição. Por isso, os fabricantes valorizam a qualidade dos nossos aços”, declara Nathália.

Compartilhar: