Revista Espaço

Em sintonia com o mercado

Seminário promove sinergia entre setores da Aperam South America envolvidos com a produção e comercialização de aço inox

O posicionamento da Aperam South America no mercado, as perspectivas e o potencial a ser explorado em 2012 pontuaram a agenda da quinta edição do Seminário de Desenvolvimento do Mercado de Inox. O evento reuniu, em Timóteo, cerca de 170 profissionais, entre pesquisadores e integrantes da área comercial e da produção de toda a cadeia do inox.

Divididos em grupos, os participantes discutiram e nivelaram ideias e informações sobre todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento, a produção e a comercialização do material. Profissionais de diversas áreas da Empresa, mesmo os que não têm uma interface direta com o mercado, apresentaram sugestões para melhorar o atendimento em todas as carteiras. “Antes, participavam basicamente pesquisadores e engenheiros de aplicação, mas agora envolvemos empregados de todos os setores”, conta Roberto Guida, gerente executivo de Desenvolvimento de Mercado e Assistência Técnica da Aperam South America.

Para ele, essa integração facilita o alinhamento e, em consequência, o desenvolvimento do trabalho a ser executado ao longo do ano. “Ganhamos agilidade ao reunir todas essas pessoas que trabalham com o inox e possuem informações capazes de ajudar a Empresa a se posicionar melhor no mercado”, analisa Guida.

Durante as exposições, todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva tiveram acesso a informações detalhadas sobre a fabricação e aplicação das linhas de inox da Empresa, mesmo as mais complexas. “O que ocorre é que muitas vezes se tem uma visão no comercial e outra na produção. Eventos como esse ajudam a reduzir as diferenças, permitindo que a equipe se alinhe melhor com as necessidades do cliente”, argumenta Daniel Rodolpho Domingues, gerente executivo de Vendas da Aperam South America, que esteve presente no Seminário, realizado no final de 2011.


Para aplicar o inox

Participação em eventos garante reconhecimento e expansão dos negócios da Empresa

2

Conformação, soldagem e acabamento estão entre as técnicas de transformação e utilização do inox repassadas aos alunos durantes as aulas do curso

Capacitar gratuitamente profissionais e empresas que trabalham com o aço inox é o foco do programa Aplica Inox. Oferecido pela Aperam South America, junto aos distribuidores Aperam S&S, Açotubo, Feital, Jatinox e em parceria com o Senai e realização da Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox), o curso cumpre o objetivo de promover o conhecimento sobre a forma correta de transformação e utilização do produto.

As aulas capacitaram, em 2011, 509 pessoas das cidades de Piracicaba, Susano e Diadema, no estado de São Paulo. “Em virtude da atual avalanche de importação de insumos e produtos acabados é necessário divulgar as melhores práticas sobre o aço inox para garantir a competitividade do mercado no Brasil”, afirma Marco Fuoco, consultor de marketing e relações institucionais da Aperam South America e presidente da Abinox.

O Programa Aplica Inox é composto por dois módulos, apresentados em três dias. O primeiro aborda as noções básicas do aço inoxidável, oportunidades de desenvolvimento de novos negócios e como a cadeia de oferta pode ser um fator positivo. O segundo módulo destaca técnicas de transformação do aço inox como conformação, soldagem e acabamento. Nesta etapa, aulas práticas são realizadas nas oficinas do Senai, com a utilização de material técnico produzido pelo Instituto do Inox.

Em 2012, o programa será realizado nas cidades paulistas de Ribeirão Preto e São Paulo, além de Contagem (MG), Caxias do Sul (RS), Goiânia (GO) e Curitiba (PR).

Compartilhar: