Revista Espaço

Eficiência na floresta

Equipamento criado na Aperam Bioenergia garante mais segurança e produtividade aos processos da unidade

As atividades de poda das árvores de eucalipto plantadas pela Aperam Bionergia ganharam em inovação, eficiência e segurança com o desenvolvimento de equipamento que substitui a motosserra em suas operações de poda.

Trata-se do Desgalhador, que reduz o risco de acidentes e garante maior produtividade ao processo de retirada dos galhos, realizado periodicamente para evitar defeitos na madeira, prevenir a ocorrência de incêndios florestais e favorecer o acesso de pessoas à plantação. A Aperam Bioenergia é a subsidiária da Aperam South America, responsável pela produção de carvão vegetal para uso siderúrgico, a partir de florestas de eucalipto plantadas na região do Vale do Jequitinhonha (MG).

“O equipamento traz ganhos imensuráveis para a atividade de desgalha de árvores na colheita florestal. Além de substituir grande número de motosserras, permite que o operador trabalhe protegido e confortável na cabine dos tratores que contam, inclusive, com ar-condicionado”, destaca José Ferreira da Costa Filho, assessor de Desenvolvimento da Aperam Bioenergia.

Criado pela equipe da gerência de Colheita, o Desgalhador foi montado de forma semelhante a uma grade aradora, com discos planos recortados e afiados para corte. As peças são confeccionadas em chapas de aço e acopladas nos tratores florestais utilizados na unidade.

Em operação desde o último trimestre de 2011, o equipamento tem apresentado bons resultados e agradado aos empregados, que se adaptaram rapidamente ao seu uso. “O funcionamento é simples: após a ação do feller buncher – máquina que derruba as árvores e as deixam amontoadas em feixes –, o trator passa sobre eles com o desgalhador sobre a copa das árvores, até deixar o tronco sem galhos”, explica José Ferreira. 12

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.