Revista Espaço

A casa é sua

Aperam South America retoma Programa de Visitas, oferecendo a oportunidade de maior integração entre a Empresa e seus stakeholders

Práticas e processos desenvolvidos na área de produção da Empresa são apresentados aos visitantes durante os encontros

Práticas e processos desenvolvidos na área de produção da Empresa são apresentados aos visitantes durante os encontros

19

Visita é encerrada com almoço de confraternização das famílias no restaurante da Usina

Cultivar um relacionamento respeitoso e próximo dos seus públicos, com transparência e esclarecimento, sempre foi uma das diretrizes da Aperam South America. E diante de diversas mudanças ocorridas no final de 2010 e início de 2011, inclusive com a criação da Aperam, a partir do desmembramento do segmento inox da ArcelorMittal, a necessidade de reforçar esses laços com a comunidade se tornou mais evidente.

Todas essas mudanças, além de um cenário de crise econômica, com altos impactos na siderurgia, motivaram a retomada do Programa de Visitas, que, apenas no segundo semestre de 2011, envolveu oito grupos.

Retorno

O primeiro grupo no retorno do programa reuniu empresários da cidade, que tiveram a oportunidade de ouvir do próprio presidente, Clênio Guimarães, informações sobre os motivos da criação da Aperam, os impactos da crise econômica mundial na siderurgia e os reflexos na indústria brasileira. Além dos empresários, visitaram a Usina o prefeito e secretários municipais, vereadores, aposentados, representantes de entidades como Lions, Lojas Maçônicas, Rotary, além de familiares de empregados.

“Em todos os grupos, percebemos uma participação efetiva dos convidados. Os comentários foram tão valiosos que decidimos manter a programação também ao longo de 2012, agora com novas turmas”, destaca Soraya Torre, coordenadora da área de Comunicação.

Em 2012, a programação começa com dois grupos de familiares. A data foi direcionada especialmente aos filhos dos empregados que, durante o período escolar, raramente têm disponibilidade para participar das visitas e de conhecer o local em que os pais trabalham. Apenas para o primeiro semestre, estão previstos outros sete encontros com variados segmentos.

Por dentro do negócio

A programação dura cerca de três horas e começa com um café de boas-vindas, seguido de uma apresentação institucional que envolve as áreas de Relações Trabalhistas, Saúde e Segurança, Meio Ambiente, a Fundação, a Comunicação e a Previdência Privada (Aceprev). Após uma rodada de perguntas e esclarecimento de dúvidas, os visitantes seguem para a Usina, passando por algumas áreas de produção. O encontro é encerrado com almoço no Restaurante Central da Empresa. Ao final, são distribuídos um kit com informações institucionais e uma foto como lembrança da visita.

 

Compartilhar: