Revista Espaço

Reconhecimento

Dimensões equilibradas

A inclusão da Aperam South America na lista das 21 empresas mais sustentáveis do Brasil pode ser atribuída ao desenvolvimento de ações que equilibram as dimensões econômica, ambiental e social do seu negócio. Duas das mais representativas foram concluídas recentemente, com investimentos de R$ 120 milhões da Empresa.

A conclusão do projeto de conversão do Alto-Forno 2, com a utilização de carvão vegetal como redutor em substituição ao coque, proporcionou uma série de benefícios que vai desde a redução na emissão de gás carbônico (CO2) até o fortalecimento da competitividade da Empresa – o combustível é produzido a partir das florestas de eucalipto mantidas pela Aperam Bioenergia, no Vale do Jequitinhonha.12

O outro projeto com forte perfil ecoeficiente concluído em 2011 é a substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) por gás natural (GN) como principal combustível das operações na Usina de Timóteo. A alteração foi possível graças à expansão da rede da Gasmig no Vale do Aço, que teve a Aperam como empresa- âncora. Juntas, as duas iniciativas evitarão que 737 mil toneladas anuais de CO2 sejam lançadas na atmosfera.


Acima da média

A premiação do Guia Exame de Sustentabilidade foi realizada no dia 9 de novembro, em evento promovido pela Editora Abril, em São Paulo, e contou com as presenças do presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, dos diretores de Recursos Humanos, Ilder Camargo, e Comercial, Frederico Ayres, e do presidente da Fundação Aperam Acesita, Anfilófio Salles.

A Aperam South America concorreu com 150 empresas que cumpriram todas as etapas da inscrição do Prêmio. Além da classificação entre as 21 mais sustentáveis, a Empresa também foi destaque em desempenho social, ficando acima das demais, com nota de 88,4% – a média das premiadas foi de 86,1%.

“A pontuação elevada é resultado de uma parceria sólida e duradoura entre a Empresa e a comunidade, que, por meio da Fundação Aperam Acesita, rende, há 17 anos, ações de desenvolvimento social para a região, que já se tornaram parte da realidade das comunidades em que a Aperam está presente”, destaca Anfilófio Salles.

“Temos vários projetos voltados para a educação, cultura, meio ambiente, ação social e geração de emprego e renda. As iniciativas, realizadas ao longo dos anos, estão focadas especialmente no Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, e hoje são reconhecidas nacional e internacionalmente”, completa Salles.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.