Revista Espaço

Reconhecimento

Dimensões equilibradas

A inclusão da Aperam South America na lista das 21 empresas mais sustentáveis do Brasil pode ser atribuída ao desenvolvimento de ações que equilibram as dimensões econômica, ambiental e social do seu negócio. Duas das mais representativas foram concluídas recentemente, com investimentos de R$ 120 milhões da Empresa.

A conclusão do projeto de conversão do Alto-Forno 2, com a utilização de carvão vegetal como redutor em substituição ao coque, proporcionou uma série de benefícios que vai desde a redução na emissão de gás carbônico (CO2) até o fortalecimento da competitividade da Empresa – o combustível é produzido a partir das florestas de eucalipto mantidas pela Aperam Bioenergia, no Vale do Jequitinhonha.12

O outro projeto com forte perfil ecoeficiente concluído em 2011 é a substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) por gás natural (GN) como principal combustível das operações na Usina de Timóteo. A alteração foi possível graças à expansão da rede da Gasmig no Vale do Aço, que teve a Aperam como empresa- âncora. Juntas, as duas iniciativas evitarão que 737 mil toneladas anuais de CO2 sejam lançadas na atmosfera.


Acima da média

A premiação do Guia Exame de Sustentabilidade foi realizada no dia 9 de novembro, em evento promovido pela Editora Abril, em São Paulo, e contou com as presenças do presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, dos diretores de Recursos Humanos, Ilder Camargo, e Comercial, Frederico Ayres, e do presidente da Fundação Aperam Acesita, Anfilófio Salles.

A Aperam South America concorreu com 150 empresas que cumpriram todas as etapas da inscrição do Prêmio. Além da classificação entre as 21 mais sustentáveis, a Empresa também foi destaque em desempenho social, ficando acima das demais, com nota de 88,4% – a média das premiadas foi de 86,1%.

“A pontuação elevada é resultado de uma parceria sólida e duradoura entre a Empresa e a comunidade, que, por meio da Fundação Aperam Acesita, rende, há 17 anos, ações de desenvolvimento social para a região, que já se tornaram parte da realidade das comunidades em que a Aperam está presente”, destaca Anfilófio Salles.

“Temos vários projetos voltados para a educação, cultura, meio ambiente, ação social e geração de emprego e renda. As iniciativas, realizadas ao longo dos anos, estão focadas especialmente no Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, e hoje são reconhecidas nacional e internacionalmente”, completa Salles.

Compartilhar: