Revista Espaço

Parceria que dá certo

Aperam e Embraco trabalham juntas, aprimorando produtos para a indústria de refrigeração

10

Uma relação de longa data estabelecida entre a Aperam South America e a Embraco, especializada em soluções para refrigeração e líder mundial no mercado de compressores herméticos, transcende os papéis tradicionais de fornecedor e cliente. Ela foi construída há cerca de 15 anos por uma equipe multifuncional que se reúne todos os meses para tratar de assuntos de interesse das duas empresas, com foco no desenvolvimento da competitividade de toda a cadeia produtiva do compressor hermético.

O time é formado por representantes de diversos departamentos da Aperam e da Embraco e já deu resultados positivos para as duas partes. O mais recente deles foi a melhoria das propriedades magnéticas do aço elétrico de grão não orientado (GNO), instalado dentro dos compressores herméticos. A tecnologia, entre outras vantagens, inclui a redução do gasto de energia elétrica e maior eficiência do produto Embraco, presente nos refrigeradores, freezers, bebedouros, câmaras frigoríficas, entre outros equipamentos de refrigeração.

Os ganhos estão relacionados à produtividade, ao aperfeiçoamento do produto e de suas características técnicas. José Acácio Trentini, especialista da qualidade de fornecedores da Embraco, ressalta que esse acompanhamento, feito pela equipe da Aperam, é um diferencial de qualidade. “Ganhamos com essas reuniões, que ajudam a configurar um processo de fornecimento com melhoria contínua”, afirma ele.

Para o gerente executivo da Aperam South America, Airton Carvalho, outra vantagem é a atualização tecnológica constante dos itens fabricados (aços e compressores herméticos), de forma que a cadeia produtiva seja competitiva e permaneça em todos os elos. “É uma parceria muito mais aprofundada, com uma proposta de ‘ganha-ganha’ que estabelece relações de compromisso e crescimento conjuntos”, completa.

Compartilhar: