Revista Espaço

Noites felizes em Timóteo

Fundação comemora a chegada do Natal com apresentações culturais para a comunidade

23

Prédio da Fundação Aperam Acesita recebeu decoração especial para o Natal

22

Cantatas de Natal reafirmam o espírito natalino em Timóteo

“Já virou tradição na cidade”. A constatação da coordenadora de projetos culturais da Fundação Aperam Acesita, Marilene de Lucca, dá uma boa dimensão da popularidade alcançada pela Cantata de Natal promovida pela Empresa. Realizado anualmente em frente ao Centro Cultural da Fundação, o evento reúne a comunidade para um espetáculo de luzes, fogos e canções natalinas.

Em 2011, a Cantata chegou à sua 17ª edição. As apresentações foram realizadas entre os dias 16 e 18 de dezembro, e contaram com grande público. Com 75 vozes, o Coral Aperam e os coros de Meninas e Meninos Cantores da Aperam se apresentaram acompanhados da Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga e regidos pelo maestro Luciano Mendes Lima.

Segundo Marilene de Lucca, há uma grande preparação para as apresentações de fim de ano dos corais da Empresa. Os coros, formados por crianças e adultos da comunidade, ensaiam em encontros realizados duas vezes por semana com o maestro Luciano, que transmite noções de canto, leitura musical e expressão corporal. “Há muita dedicação dos envolvidos na elaboração do espetáculo, que é um presente da Aperam para a comunidade. O momento é vivenciado de forma intensa e democrática, despertando em todos a emoção do espírito natalino”, afirma a coordenadora.

Além das cantatas de Natal, os corais ensaiam outras peças musicais e realizam apresentações em escolas, restaurantes, no Escritório Central da Empresa e até em outras cidades, totalizando uma média de 35 espetáculos no ano. O Coral Aperam, por exemplo, realizou, no mês de novembro, seis apresentações em cinco cidades do Vale do Jequitinhonha.

Preparativos para o Natal

Outro evento que integra o calendário de atividades de fim de ano da Fundação é a Vivência de Natal. Promovido em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo e a Prefeitura Municipal, o projeto chega este ano à sua 17ª edição. A apresentação, realizada no dia 14 de dezembro, teve como tema “Redescobrindo os símbolos natalinos”.

“O maior diferencial da Vivência de Natal é que ela é planejada e apresentada pelos próprios aposentados da Associação e seus familiares”, revela a coordenadora de projetos Márcia Ferreira. A Fundação oferece apoio nesse processo, contribuindo na preparação e organização do espetáculo, que conta a história do nascimento de Cristo com números de dança e músicas cantadas antigamente nas ceias e novenas. “O objetivo é resgatar o espírito natalino e reforçar as tradições da cultura mineira, apresentando-as para as gerações mais jovens”, resume Márcia.

A coordenadora da Vivência na Associação de Aposentados e Pensionistas, Irene Perdigão, participa do encontro desde a sua primeira edição, em 1996. Para ela, o projeto ajuda a relembrar a essência do Natal e também permite aos envolvidos se expressarem artisticamente. “É um momento em que trabalhamos o físico, a mente e o espírito, e que reforçamos valores importantes como fé, fraternidade e amor ao próximo”, acredita.

Compartilhar: