Revista Espaço

Investindo no futuro do aço

Aperam e Abinox promovem prêmio que estimula estudantes e pesquisadores a desenvolverem e utilizarem o produto em larga escala

4

Bike-EV – bicicleta conceitual de inox, projeto ganhou o 1º lugar do InovInox 2010/2011

Estudar, criar e aplicar o aço inox nos mais diversos segmentos. Essa é a diretriz apoiada pela Aperam South America que, por meio da Associação Brasileira do Aço Inox (Abinox), incentiva projetos que o utilizam como material base. Assim nasceu o Prêmio Núcleo Inox de Design em Aço Inox (InovInox), que contou com a inscrição de 64 trabalhos de estudantes de Design, Arquitetura e Urbanismo em sua primeira edição, realizada no biênio 2010/2011.

A iniciativa busca instigar o meio acadêmico a pensar em aplicações do aço inox e difundir seu uso para a população. “A essência do Prêmio é trabalhar o aço inox para estimular o desenvolvimento de novos projetos e fazer com que os estudantes, que em breve formarão o mercado, trabalhem com essa matéria-prima”, informa Marco Fuoco, consultor de marketing e relações institucionais da Aperam South America e presidente da Abinox.

Como maior patrocinadora da Abinox, a Aperam tem, por meio dessa entidade, uma das formas de incentivar e ampliar os conhecimentos sobre o uso do aço inox para seus públicos externos. Para Fuoco é de grande importância o envolvimento em eventos como o InovInox. “Conseguimos mostrar que o aço inox é econômico por ter fácil manutenção, alta resistência à corrosão e enobrecer qualquer projeto em que é aplicado”, argumenta.

A idealização do Prêmio partiu da constatação de que o Brasil tem baixo consumo per capita de aço inox, cerca de 2,5 kg por habitante, entre planos e longos, quantidade muito inferior à dos Estados Unidos, Europa e Ásia, onde o consumo chega a 40 kg por pessoa. “Para modificar essa realidade é preciso começar na base, a partir da formação dos profissionais do futuro”, completa Fuoco.

5

Suporte para refeição foi o segundo colocado desta edição do Prêmio

Reconhecimento

A versatilidade do aço inox e seus diversos usos – que vão da indústria da construção civil a objetos de decoração e utilidades domésticas – estiveram bem representados entre os projetos inscritos na 1ª edição do InovInox.

6

Em terceiro lugar, utensílios de cutelaria. Fotos de todos os projetos selecionados estão disponíveis no www.inovinox.com.br

Os três primeiros colocados receberam uma premiação em dinheiro, além de terem os trabalhos publicados em um catálogo, junto de outros 29 projetos selecionados. “Mais importante que a premiação é o reconhecimento pelo seleto grupo de jurados e a possibilidade de seu projeto vir a ser adotado por alguma empresa que opte por produzi-lo em escala industrial”, justifica Marco Fuoco.

A edição 2011/2012 terá mais um atrativo: a cerimônia de premiação ocorrerá na Feira de Tecnologia de Transformação do Aço Inoxidável (Feinox), a maior do ramo no país, prevista para outubro de 2012. Os interessados em participar do InovInox devem acompanhar as notícias no endereço www.abinox.org.br.

Compartilhar: