Revista Espaço

Festa do desenvolvimento

Premiação dos programas CCQ e Cosis comprovam a competência e a criatividade das equipes da Aperam South America

15

Grupo Inovar exibe o troféu recebido pela vitória no Seminário de CCQ 2011. O grupo agora irá representar a Empresa no Challenge 2012

O desafio foi lançado no início do ano. Mais uma vez era o momento de concentrar esforços em busca de novos projetos que contribuiriam para a melhoria dos resultados da Empresa e para o crescimento profissional dos empregados.

Prontamente aceita pelos empregados, a proposta mostrou mais uma vez o sucesso que o programa CCQ(Círculo de Controle de Qualidade) alcança, sendo alvo de muita dedicação dos empregados e rendendo diversos projetos de alto nível.

“A participação ativa dos empregados em programas como o CCQ move a Aperam South America em direção ao futuro”, afirmou o presidente Clênio Guimarães, em mensagem aos grupos. “São números fantásticos. Estamos no 28º ano e, em 2011, tivemos 6500 projetos, 263 grupos e 1800 profissionais participantes.Uma adesão e comprometimento que nos enche de orgulho”, completou.

Segurança e economia

Em 2011, o grande vencedor do Seminário Geral foi o grupo Inovar, da gerência executiva de Infraestrutura. A equipe, composta por dez integrantes, desenvolveu o projeto “Curinga”, que possibilita ganhos em segurança e redução de custos com a criação de um dispositivo de bloqueio das chaves mecânicas e de uma nova metodologia para utilização desses dispositivos.

Implantado inicialmente na área de Utilidades, o projeto tem potencial para ser imitado em mais áreas da Usina de Timóteo e também em outras unidades do Grupo Aperam. “Estamos muito felizes pela premiação. Trabalhar em uma Empresa que nos dá a oportunidade de desenvolver o nosso potencial é muito gratificante”, afirmou Geraldo Magela, líder do grupo e operador de distribuição de fluidos.

O grupo participará da seleção para representar a Aperam South America no Challenge 2012, competição mundial da Aperam. “Vamos trabalhar para melhorar ainda mais nossa performance e trazer o troféu de primeiro lugar para Timóteo”, enfatizou.


União de esforços

A Comissão Organizadora dos Simpósios Internos Semestrais (Cosis) também celebrou o encerramento de seus trabalhos em 2011. A iniciativa reconhece grandes projetos desenvolvidos na Empresa e que são fundamentais para sua evolução. Além disso, valoriza os profissionais que dedicaram seu tempo e energia ao longo do ano ao desenvolvimento de novas tecnologias.

“Compartilhando ideias, alinhando iniciativas e reunindo talento, dedicação e entusiasmo, o Cosis não só premia o trabalho desempenhado pelos empregados, como também motiva a criação de ações voltadas para a melhoria dos processos. Além disso, dá a oportunidade de outras áreas conhecerem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos colegas e propicia novos negócios para a Empresa”, destaca Ronaldo Claret, presidente do Cosis 2011.

O destaque de 2011 e vencedor de uma das categorias é um exemplo disso. A substituição de coque por carvão vegetal no Alto-Forno 2 representou uma completa solução ambiental e energética, proporcionando benefícios que vão desde a redução da emissão de 700 mil toneladas/ano de gás carbônico (CO2) na atmosfera, até a manutenção da competitividade da Empresa.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.