Revista Espaço

Editorial

Caros leitores,

1

Clênio Guimarães Presidente da Aperam South America

Após duas realizações muito importantes – a conversão do Alto-Forno 2 para operar com carvão vegetal, matéria-prima 100% reciclável e que nos permite produzir um gusa verde, e a eleição pelo segundo ano consecutivo como uma das 150 melhores Empresas para trabalhar no país – temos o prazer de novamente relatar na Revista Espaço um reconhecimento que nos enche de orgulho.

Estamos mais uma vez entre as organizações mais sustentáveis do Brasil, com a classificação da Aperam South America entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, que avalia companhias de todo o país, com uma rigorosa análise de questões ambientais, sociais, econômicas, inovações em sustentabilidade e aspectos gerais. E mais: fomos destaque no quesito social, com uma nota de 88,4%, acima da média das outras 20 melhores, de 86,1%.

Essa é a quarta vez que a Empresa se destaca na publicação, mostrando que esse reconhecimento não é resultado apenas de uma ação pontual, mas, sim, de anos de trabalho em que a sustentabilidade se consolidou como conceito profundamente incorporado ao nosso dia a dia, um pilar balizador das nossas grandes decisões.

Somos uma Organização que respeita o meio ambiente, que investe na comunidade e busca a liderança e a competitividade. Apostamos em inovações que equilibram as três dimensões-chave de nosso negócio – econômica, social e ambiental –, fundamentais em qualquer momento da Empresa, especialmente em situações como agora, difíceis para a economia global e, de modo particular, para o setor siderúrgico.

E são nos períodos de desafio que organizações como a nossa mostram toda sua capacidade. Ao longo dos 67 anos da nossa Empresa, e agora preparando-nos para celebrar um ano como Aperam, esses reconhecimentos nos revigoram e nos conferem mais energia. Precisamos de equipes motivadas e talentosas para buscar sempre soluções que vão além do convencional. Exemplo disso, é o trabalho da área comercial e industrial, que resultou na ampliação da presença do inox no setor sucroalcooleiro.

Nossa presença no Guia Exame é mais uma evidência de que não se pode pensar em ser competitivo sem ser sustentável. Com essa conduta, deixaremos nossa contribuição para as futuras gerações, garantindo a qualidade de vida, assim como nossa presença no mercado. A todos que trabalham com esses propósitos, nosso muito obrigado.

Boa leitura!


Excelência

Qualidade certificada

1

Certificado Q+ reconhece trabalho da Aperam e permite à Empresa acompanhar o crescimento do setor

A Elevadores Otis, líder mundial em fabricação e instalação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, concedeu à Aperam South America o certificado Q+ nível 3, de seu programa de qualidade, como reconhecimento pela excelência no fornecimento de materiais em aço inox para o ramo de elevadores.

Concedida após auditoria realizada no Centro de Serviços de Campinas, onde os produtos são beneficiados, a certificação garante, além da qualidade do fornecimento para as empresas do Grupo Elevadores Otis em todo o mundo, a confiança no desenvolvimento de novos materiais, a partir das tecnologias criadas na Aperam.

Atestada pelo selo, a oportunidade de desenvolver novos produtos permite acompanhar o segmento que tende a crescer nos próximos anos com o aquecimento de mercados, como o da construção civil. “O certificado Q+ é o reconhecimento do trabalho desenvolvido desde a Usina até a unidade de serviços. Significa que temos competência e a garantia do fornecimento com a qualidade exigida pelo cliente”, afirma Nathália El Ossais, analista de negócios da Aperam South America.

Errata

Na edição anterior, página 2, o nome correto da planta visitada pelos empregados é Toyota; no encarte, verso, último parágrafo, as complicações no pulmão de Wenderson Luiz de Andrade foram provocadas por um fungo no pulmão, e não pelo fumo.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Jaime Gasparini • Diretor Técnico: Frédéric Midy • Diretor Financeiro: David Veysset • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair do Couto, Claudete de Paula, Cleonice Freitas, Evandro Bernardes, Geovany Soares, Igor Grizende, Jéssica Menezes, Lucimar Gomes, Many Moreira, Marilene Siqueira, Moysa Ribeiro (estagiária), Poliana Soares, Renato Furtado, Rodrigo Damasceno, Salete Silva e Venilson Araujo • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Amanda Barros (MG 15658), Gustavo Ávila (MG 15240) e Igor Lage (MG 16246) • Editoração: AVI Design • Foto de Capa: Guto Marcondes • Re­vi­são: Tereza Leite • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.­

Compartilhar: