Revista Espaço

Diálogo para o conhecimento

Parceria com Ufop oferece oportunidades de aprendizagem aos alunos da instituição

16

Palestras foram uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também puderam conhecer diversas etapas da produção do aço inox

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), referência nacional nos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Minas, é parceira da Aperam em programas de capacitação de estudantes e desenvolvimento de pesquisas. Essa relação próxima entre as organizações tem como principal objetivo manter aberto um canal para a troca de conhecimentos e formação dos alunos.

Retomado em 2011, o projeto acolheu uma turma de onze estudantes para estágios de 30 dias na Empresa. Durante esse período, os jovens receberam orientação direta de profissionais da Aperam, chamados pelo projeto de “padrinhos”, e acompanharam diversas etapas do processo de produção do aço inox.

Para o estudante Gilberto Henrique Álvares, que participou do estágio na gerência executiva de Pesquisa (PPD), a experiência superou todas as suas expectativas. “Levo daqui não apenas o conhecimento técnico, mas também a consciência sobre saúde e segurança e a imagem de uma Empresa perfeitamente estruturada, comprometida, motivadora e responsável pelos seus empregados”, elogiou.

Segundo a analista de Recursos Humanos Lucimar Reis, a parceria entre a Aperam e aUfop é uma excelente oportunidade de apresentar a Empresa aos futuros profissionais. “Nós buscamos identificar os alunos com potencial para agregar valor às nossas atividades e atraí-los, para que, depois de formados, sintam-se interessados em trabalhar no Grupo”, revela.

Esse processo de captação e retenção de profissionais vem dando bons resultados desde 2002, quando a parceria foi formalizada, mas, historicamente, a Ufop sempre ofereceu engenheiros para a Empresa, como o próprio presidente Clênio Guimarães, que lá estudou, no final dos anos 1970. Segundo Lucimar, a proposta para 2012 é expandir a atuação dessa parceria. “Esse ano, retomamos nossas atividades com o programa de Estágio de Férias, mas pretendemos, para o ano que vem, oferecer novamente as bolsas de mestrado e iniciação científica”, afirma.

Lá e cá

Além de receber os alunos da Ufop, a Aperam também tem a oportunidade de participar de eventos organizados pela universidade, como a 13ª Semana de Estudos da Escola de Minas de Ouro Preto, realizada entre 24 e 28 de outubro. Na ocasião, o assistente técnico do área de Metalurgia dos Aços Inoxidáveis Ricardo Faria ministrou uma palestra para os estudantes com o tema Inovações tecnológicas na Metalurgia: produção de aços inoxidáveis. “A palestra foi importante para divulgarmos tendências de mercado, desenvolvimento de novas ligas em aços inoxidáveis e processos de produção para os alunos do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica”, resume.

Para Ricardo, a parceria entre as organizações é uma “receita de sucesso” que traz benefícios para ambas as partes. “É uma oportunidade interessante de mantermos contato com o meio acadêmico, por meio de pesquisas complementares, discussões técnicas e estágios monitorados. Além disso, a parceria permite que os alunos terminem a graduação com uma percepção crítica apurada sobre os processos e produtos da Aperam. Consequentemente, eles se tornam mais preparados para divulgarem e incentivarem o consumo do nosso aço no mercado e, também, se houver a oportunidade, para trabalharem conosco”, conclui.

Compartilhar: