Revista Espaço

Ao alcance de todos

Aperam South America oferece oportunidades de crescimento e novos caminhos para carreira profissional

13

Capacitação do Programa Doctum, que oferece especialização em gestão de projetos de média e alta complexidade

Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades são dimensões desejadas por todo profissional que almeja crescer na profissão. Na Aperam South America, esse conhecimento é altamente acessível, por meio de uma série de programas de capacitação.

As iniciativas vão ao encontro do princípio segundo o qual as pessoas são o ativo mais valioso da Organização, que cria oportunidades, investe nas carreiras dos empregados e aproveita os talentos internos. “A Empresa está olhando para todas as categorias de empregados, desde o operador até o gerente, oferecendo programas de formação técnica e de gestão”, destaca Maria Eunice, analista de Recursos Humanos.

O mais novo exemplo é o curso de pós-graduação em Metalurgia, com ênfase em Siderurgia, iniciado em setembro. Promovido em parceria com o Unileste, a formação é extensa – carga horária de 360 horas – e reúne 25 gerentes, técnicos de nível superior ou de nível médio com graduação em Ciências Exatas ou Engenharia, que apresentaram bom desempenho e se destacaram internamente. “A iniciativa da Empresa demonstra que ela reconhece e investe no potencial de seus empregados”, ressalta Alcy Dias, analista de automação e um dos selecionados para a realização do curso.

O mesmo critério é utilizado para o Programa Doctum, especialização em gestão de projetos voltada para empregados que lidam no dia a dia com o desenvolvimento de programas de média e alta complexidade. A iniciativa, criada em 2010, em parceria com a Universidade Doctum, de Caratinga, já formou 60 alunos e a turma atual, de 35 pessoas, tem conclusão prevista para o mês de dezembro. O analista técnico da Aperam, Agnaldo Silva Carvalho, participa da especialização. Para ele, a oportunidade é valiosa. “Temos a chance de nos tornarmos profissionais mais qualificados e ainda podemos aplicar o conteúdo assimilado em atividades do cotidiano da Aperam”, avalia.

Administração eficiente

Criado em 2008, em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Programa de Alta Performance é outra iniciativa apoiada pela Aperam, que proporciona crescimento profissional para o empregado ao mesmo tempo em que contribui para desenvolvimento operacional da Empresa.

Focado na gestão de pessoas, a capacitação é direcionada às equipes de supervisão, que recebem aprimoramento técnico sobre como lidar e gerenciar suas equipes. O programa está em sua quinta turma, com 25 alunos. Até hoje, cerca de 90% do corpo de supervisores da Empresa já foi capacitado.

Para o gerente executivo de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento e Remuneração, José Anísio Cabral, a Aperam South America acredita nas pessoas e investe pesado em capacitação. “Somente em 2010, a Empresa investiu R$ 2,7 milhões em treinamentos, totalizando 60 horas, em média, por empregado”, afirma.

Compartilhar: