Revista Espaço

Ao alcance de todos

Aperam South America oferece oportunidades de crescimento e novos caminhos para carreira profissional

13

Capacitação do Programa Doctum, que oferece especialização em gestão de projetos de média e alta complexidade

Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades são dimensões desejadas por todo profissional que almeja crescer na profissão. Na Aperam South America, esse conhecimento é altamente acessível, por meio de uma série de programas de capacitação.

As iniciativas vão ao encontro do princípio segundo o qual as pessoas são o ativo mais valioso da Organização, que cria oportunidades, investe nas carreiras dos empregados e aproveita os talentos internos. “A Empresa está olhando para todas as categorias de empregados, desde o operador até o gerente, oferecendo programas de formação técnica e de gestão”, destaca Maria Eunice, analista de Recursos Humanos.

O mais novo exemplo é o curso de pós-graduação em Metalurgia, com ênfase em Siderurgia, iniciado em setembro. Promovido em parceria com o Unileste, a formação é extensa – carga horária de 360 horas – e reúne 25 gerentes, técnicos de nível superior ou de nível médio com graduação em Ciências Exatas ou Engenharia, que apresentaram bom desempenho e se destacaram internamente. “A iniciativa da Empresa demonstra que ela reconhece e investe no potencial de seus empregados”, ressalta Alcy Dias, analista de automação e um dos selecionados para a realização do curso.

O mesmo critério é utilizado para o Programa Doctum, especialização em gestão de projetos voltada para empregados que lidam no dia a dia com o desenvolvimento de programas de média e alta complexidade. A iniciativa, criada em 2010, em parceria com a Universidade Doctum, de Caratinga, já formou 60 alunos e a turma atual, de 35 pessoas, tem conclusão prevista para o mês de dezembro. O analista técnico da Aperam, Agnaldo Silva Carvalho, participa da especialização. Para ele, a oportunidade é valiosa. “Temos a chance de nos tornarmos profissionais mais qualificados e ainda podemos aplicar o conteúdo assimilado em atividades do cotidiano da Aperam”, avalia.

Administração eficiente

Criado em 2008, em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Programa de Alta Performance é outra iniciativa apoiada pela Aperam, que proporciona crescimento profissional para o empregado ao mesmo tempo em que contribui para desenvolvimento operacional da Empresa.

Focado na gestão de pessoas, a capacitação é direcionada às equipes de supervisão, que recebem aprimoramento técnico sobre como lidar e gerenciar suas equipes. O programa está em sua quinta turma, com 25 alunos. Até hoje, cerca de 90% do corpo de supervisores da Empresa já foi capacitado.

Para o gerente executivo de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento e Remuneração, José Anísio Cabral, a Aperam South America acredita nas pessoas e investe pesado em capacitação. “Somente em 2010, a Empresa investiu R$ 2,7 milhões em treinamentos, totalizando 60 horas, em média, por empregado”, afirma.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.