Revista Espaço

Óleo e Gás

Estreia em alto estilo

Pela primeira vez no Brasil, dutos de refinaria de petróleo são construídos com aço inox Aperam

A Aperam South America fechou parceria com a alemã Schulz, fabricante de tubos para a indústria de petróleo e gás, para o fornecimento de aços 316L para a Refinaria Abreu e Lima (Localizada no município de Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco, a Refinaria Abreu e Lima é a primeira no Brasil projetada para processar 100% de petróleo com o mínimo de impacto ambiental. Viabilizará a produção de combustíveis mais limpos e óleo diesel com teor de enxofre abaixo de 10 ppm, índice exigido pelos mais rígidos padrões internacionais. A refinaria será inteiramente construída com tecnologia nacional e, quando entrar em operação, produzirá 230 mil barris/dia, o equivalente a 11% do volume brasileiro atual.), da Petrobras, no Complexo Industrial Portuário do Suape, em Pernambuco. O material será utilizado na tubulação da primeira dutovia em aço inox no país. Com 8,5 quilômetros, a rede será revestida por uma camada externa tripla de polietileno – para aumentar a segurança da instalação –, e aterrada, prevenindo acidentes ambientais.

“Esse negócio demonstra que a Aperam tem capacidade técnica para atender ao setor petroquímico, propondo soluções modernas e eficazes em diferentes aplicações”, afirma Oswaldo Pires, engenheiro de Aplicação do Escritório de São Paulo. “Cada vez mais, o mercado reconhece e absorve as vantagens do aço inox, que é mais durável, resistente e exige menos manutenção que o aço ao carbono”, completa. Para participar do empreendimento, a Aperam fornecerá chapas de aço para a Schulz, responsável pela fabricação dos tubos, que, posteriormente, serão revestidos com polietileno pela TenarisConfab.

“A licitação foi aberta para players de todos os países. Porém, temos a certeza de que a aquisição no mercado local mantém um alto nível de qualidade com preços competitivos. Por meio de parcerias sólidas e transparentes com os nossos fornecedores, mais uma vez viabilizamos um projeto de grande importância para o desenvolvimento e economia do país com produto 100% fabricado por brasileiros” comenta Adriano Lisboa, gerente de Suprimentos da Schulz.

4

Tubos de aço 316L da Aperam formarão a primeira dutovia de aço inox no país

A parceria entre as empresas também se estendeu ao aspecto técnico, em um processo que levou mais de um ano para ser concluído. ”Além de exemplo de versatilidade e qualidade, esse projeto demonstra o compromisso da Aperam South America com um trabalho de longo prazo, que exigiu um processo extenso de desenvolvimento e parceria com o cliente”, avalia Oswaldo.


Referência para outras indústrias

A expectativa é de que a participação na Refinaria Abreu e Lima seja um marco para a Empresa, consolidando a atuação no mercado, cuja demanda apresenta forte crescimento no país. Somente entre 2011 e 2015, a Petrobras prevê investimentos de R$ 224,7 bilhões, sendo R$ 50 bilhões para o refino do petróleo. “No momento em que mostramos que dutos em inox utilizados pela Petrobras são viáveis e garantem elevado desempenho, cria-se uma referência para que outras indústrias possam adotar solução semelhante”, conclui Oswaldo.

Compartilhar: