Revista Espaço

Meio Ambiente

Vizinhos de ouro

Plano de Prevenção a Incêndios Florestais é sustentado por uma rede de duas mil pessoas

23

Participante ativo de reuniões e ações educativas, José João de Souza fica sempre atento a qualquer movimento na mata

Desde 2004, quando lançou o seu programa de Gestão de Áreas Verdes, a Aperam South America tem o compromisso de manter e proteger os 2.504 hectares de matas existentes no município de Timóteo. Entre as iniciativas está o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual de Florestas/Parque Estadual do Rio Doce, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, entre outros 35 parceiros da comunidade.

Entre 2007 e 2010, o índice de áreas queimadas no município caiu 78,8%. Grande parte dessa melhoria é motivada pelo trabalho da Rede de Vizinhança, formada por pessoas que vivem nas imediações das áreas verdes. Sempre vigilantes, são responsáveis pela maioria das denúncias de focos de incêndio.

24

“Estou sempre disposto a ajudar”, garante Antônio Honório, um dos voluntários da Rede

“O segredo para minimizar os efeitos de um incêndio está na redução do tempo entre a detecção e o combate ao fogo. Com a parceria dos vizinhos, temos uma ação muito mais rápida, ainda mais em Timóteo, onde as áreas verdes estão localizadas no perímetro urbano”, explica Venilson Vitorino, diretor de administração da Fundação Aperam Acesita. “Os vizinhos inseridos na rede são os nossos olhos no combate ao incêndio”, acrescenta o diretor.

Ação ampla e rápida

A Rede conta com mais de dois mil cadastrados, que todos os anos são visitados, recadastrados e novamente orientados sobre como ajudar na batalha contra o fogo. “Construímos uma grande rede de voluntários espalhados por Timóteo, unidos no combate às chamas, independentemente da classe social ou da idade. Todos trabalhando juntos, dispostos a ajudar com o que têm, em prol do bem comum”, destaca Venilson.

É o caso do aposentado José João de Souza, morador do bairro Coqueiros, que integra a Rede e participa ativamente das reuniões e ações educativas. “Fico sempre atento a qualquer movimento na mata. Ao menor sinal de fumaça, comunico as autoridades imediatamente“, relata. Comportamento semelhante ao de Antônio Honório, do Bairro Bromélias. “Sei da importância da manutenção das áreas verdes e do nosso papel como parceiros nesse trabalho. Estou sempre disposto a ajudar”, ressalta.

Os esforços de prevenção aos incêndios contam também com grande investimento em plantões e na capacitação de brigadistas. “Quanto mais pessoas preparadas, melhor. Essa qualificação é muito importante, pois garante que o incêndio seja prontamente combatido”, afirma o tenente Hoberdan Inácio da Silva, comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ipatinga.


O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais conta com o Disque-Incêndio Timóteo, telefone (0800-286-7002) disponibilizado pela Aperam. O número recebe denúncias de focos de incêndios 24 horas, registrando e atendendo as ocorrências.

Compartilhar: