Revista Espaço

Exportação

GNO em outros mares

Qualidade diferenciada do aço é utilizada na construção de componentes da indústria petrolífera dos Estados Unidos

6

Lâminas de aço da Aperam utilizadas pela Centrilift para a construção de motores de bombas de prospecção de petróleo

Cerca de 400 toneladas de aço GNO E233 são enviadas todos os meses pela Aperam South America para a Soma Brasil, produtora de lâminas mecânicas. O destino final desse carregamento são os Estados Unidos, onde o material é usado na construção de motores de bombas de prospecção de petróleo. “A cadeia tem três etapas. Vendemos o aço para a Soma, que os estampa e envia as lâminas para os EUA”, explica Manuel Lopes Ferreira, analista de Negócios do Escritório de São Paulo.

O negócio envolve as empresas americanas Centrilift e Wood Group, que buscam no Brasil as propriedades especiais do material. “Esses aços são ideais para aplicações mais críticas, pois têm, ao mesmo tempo, alta permeabilidade e baixa perda magnética”, informa Márcio Ferreira, assistente técnico da Metalurgia de Aços Elétricos. “Essa qualidade diferenciada é obtida após um processo de produção que utiliza tecnologias modernas e do desenvolvimento obtido com a experiência e os estudos de anos e anos da Empresa”, completa.

“Tanto a Soma quanto as empresas americanas são organizações que trabalham visando não apenas a competitividade de custo, mas também tem como prioridade agregar tecnologia ao produto”, avalia Manuel.

A parceria também tem importância estratégica para a Empresa, que passa a ser reconhecida no mercado norte-americano. “O nome da Aperam é projetado lá fora, reforçando a imagem positiva da Organização, visto que essa aplicação exige um produto de alta qualidade e com especificações técnicas diferentes e raras“, destaca Manuel.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.