Revista Espaço

Exportação

GNO em outros mares

Qualidade diferenciada do aço é utilizada na construção de componentes da indústria petrolífera dos Estados Unidos

6

Lâminas de aço da Aperam utilizadas pela Centrilift para a construção de motores de bombas de prospecção de petróleo

Cerca de 400 toneladas de aço GNO E233 são enviadas todos os meses pela Aperam South America para a Soma Brasil, produtora de lâminas mecânicas. O destino final desse carregamento são os Estados Unidos, onde o material é usado na construção de motores de bombas de prospecção de petróleo. “A cadeia tem três etapas. Vendemos o aço para a Soma, que os estampa e envia as lâminas para os EUA”, explica Manuel Lopes Ferreira, analista de Negócios do Escritório de São Paulo.

O negócio envolve as empresas americanas Centrilift e Wood Group, que buscam no Brasil as propriedades especiais do material. “Esses aços são ideais para aplicações mais críticas, pois têm, ao mesmo tempo, alta permeabilidade e baixa perda magnética”, informa Márcio Ferreira, assistente técnico da Metalurgia de Aços Elétricos. “Essa qualidade diferenciada é obtida após um processo de produção que utiliza tecnologias modernas e do desenvolvimento obtido com a experiência e os estudos de anos e anos da Empresa”, completa.

“Tanto a Soma quanto as empresas americanas são organizações que trabalham visando não apenas a competitividade de custo, mas também tem como prioridade agregar tecnologia ao produto”, avalia Manuel.

A parceria também tem importância estratégica para a Empresa, que passa a ser reconhecida no mercado norte-americano. “O nome da Aperam é projetado lá fora, reforçando a imagem positiva da Organização, visto que essa aplicação exige um produto de alta qualidade e com especificações técnicas diferentes e raras“, destaca Manuel.

Compartilhar: