Revista Espaço

Educação

Consistente e contínuo

Com programas de formação e seminários de capacitação, Aperam South America contribui para o fortalecimento da educação em Timóteo

17

Miniempresa Cupfun S.A/E, que ganhou o prêmio de destaque do interior

Com a capacitação e orientação para o desenvolvimento de desenhos manuais em copos de plástico e canecas, a Cupfun S.A/E, miniempresa da Escola Batista de Acesita, recebeu da Junior Achievement o Prêmio Miniempresa Destaque do Interior, após análise dos resultados obtidos em gestão organizacional, rentabilidade, relatório, produto e faturamento.

O projeto é uma das ações desenvolvidas no Programa Miniempresa, que desenvolve o lado empreendedor de jovens, com atividades teóricas e práticas que simulam a rotina de uma verdadeira empresa e que, mesmo não fazendo parte do currículo escolar, podem contribuir muito para o futuro de cada um. “Transmitimos aos alunos aspectos valiosos, que às vezes não se aprendem na escola, como habilidade de falar em público e postura e abordagem profissionais”, explica Márcia Lessa, coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita.

Neste ano, cerca de 60 alunos do segundo ano do Ensino Médio de Timóteo participaram do Programa, que teve, além da Cupfun, mais duas miniempresas: Super Soap S.A/E, da Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, com o desenvolvimento de produtos de limpeza criados a partir da reciclagem de óleo saturado; Amo Fada ZZZz S.A/E, para a criação de almofadas estilizadas com pinturas à mão, no Colégio Lúcia Casasanta.

Todas começaram em abril, tiveram 16 encontros semanais de 3h30 cada e foram concluídas no dia 22 de setembro, com a formatura dos alunos.

No total, 21 voluntários orientaram o trabalho das equipes nas áreas de marketing, recursos humanos, finanças e produção. Eles são empregados da Aperam ou de outras instituições, treinados pela Associação Junior Achievement de Minas Gerais, parceira da Fundação no oferecimento do Programa. “O papel que eles desempenham é muito importante, pois além de ensinar os conteúdos, transmitem aos participantes valores adquiridos dentro da Aperam, como sustentabilidade, responsabilidade social e segurança, enriquecendo ainda mais a formação dos alunos”, ressalta Márcia.

“É o terceiro ano que participo e, mais uma vez, saio do Miniempresa muito gratificado. Trata-se de um desafio muito prazeroso, principalmente quando observarmos o crescimento e o conhecimento adquiridos pelas pessoas entre o momento de chegada e saída do curso”, conta Fernando Metzker Estrela, instrutor voluntário na Escola João Cotta.

Abrangência

As ações apoiadas pela Aperam South America não se limitam aos jovens em formação e se estendem também a outros envolvidos. O trabalho se torna ainda mais importante quando atinge parte da comunidade escolar que normalmente é esquecida em programas de qualificação, mas exerce papel relevante na formação das crianças. É o caso dos profissionais de Serviços Gerais das escolas, foco do XII Encontro de Equipes de Serviços Gerais das Escolas.

“O fato da pessoa estar dentro da escola já a torna uma educadora e, por isso, o Seminário é tão importante. Ele atende a esse profissional que tem contato diário com as crianças e jovens, portanto, precisa estar preparado para gerir essa relação da melhor maneira possível”, afirma Márcia.

Em sua 12ª edição, o Seminário foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro em Timóteo, com a participação de cerca de 900 profissionais de 75 escolas da região. Na programação, a palestra ”Vivendo bem e ativo até os 100 anos. Você está preparado?”, ministrada por Alysson da Silveira, médico do Trabalho da Aperam South America, e a peça “Sou pequena, mas não sou pedaço…o máximo de mulher num mínimo espaço!”, apresentada por Eunice Bráulio.

“Foi um excelente momento para valorizar esses profissionais e capacitá-los para atuar dentro das escolas, contribuindo com a educação das nossas crianças”, destaca Glória Giudice, secretária de Educação de Coronel Fabriciano.

Compartilhar: