Revista Espaço

Editorial

Caros leitores,

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

Cada edição da nossa Revista Espaço é preparada com especial carinho, sempre pensando no nosso leitor. Mas esta que chega às suas mãos tem um conteúdo especial.

Reunimos nas páginas seguintes um conjunto de notícias e informações notáveis, a começar pela escolha, pelo segundo ano consecutivo, da Aperam South America como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no país, pelo ranking da Você S/A – Exame. O prêmio reconhece os esforços empreendidos para oferecer um ambiente saudável, seguro e de realização aos nossos profissionais. É também um reconhecimento dos nossos colegas às ações e políticas conduzidas pela Empresa.

Esta é uma daquelas conquistas que nos revigoram, nos unem e nos fortalecem ainda mais, motivando-nos a trabalhar na busca da construção de um futuro ainda melhor. É a prova indiscutível de que somos capazes de superar mais um cenário de dificuldades imposto à siderurgia mundial. E, claro, também nos faz vislumbrar novos horizontes. Atingir essa posição estratégica, no entanto, não é tarefa simples. É preciso utilizar todo o nosso potencial, lastreado em nossas práticas pioneiras, que resultam em diferenciais operacionais, como o projeto destacado na capa desta Revista Espaço, e cuja conclusão nos orgulha e alegra muito.

A conversão do Alto-Forno 2, que agora opera com carvão vegetal, é mais uma etapa da jornada que cumprimos para nos manter como uma Empresa competitiva. Temos hoje um dos maiores altos-fornos do mundo abastecido com carvão vegetal. Com ele, mais do que melhorar a competitividade da Empresa, estamos construindo uma indústria mais sustentável, reduzindo 50% da geração de gás carbônico (CO2). Mas podemos – e precisamos – avançar mais. Nossos valores de Liderança, Inovação e Agilidade nos impulsionam. Queremos ser uma Empresa líder, audaciosa e sustentável, cumprindo nosso papel empresarial e social.

E com essa ambição, recebemos pela primeira vez nosso novo CEO, que assumirá o comando da Empresa em dezembro próximo. Philippe Darmayant visitou-nos no início de outubro, quando conheceu o funcionamento das nossas operações no Brasil.

Boa leitura,


Desenvolvimento

Experiência inesquecível

1

Integrantes do grupo Olho Vivo, ao lado da equipe de Point-de-Roide, em visita à planta de Toyoya

Os integrantes do grupo do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) “Olho Vivo”, da gerência executiva de Aços Elétricos, tiveram a oportunidade de passar sete dias na Europa, conhecendo o processo produtivo das plantas de Saint Chély, Gueugnon e Toyoya, na França, e de Genk, na Bélgica. A viagem foi o prêmio por terem vencido a categoria Imitação do Challenge Inox 2011, evento mundial que reconhece as melhores práticas de melhoria contínua implantadas nas unidades do Grupo Aperam.

“Foi uma experiência inesquecível, tanto pela questão profissional, que nos possibilitou ver de perto soluções que podemos imitar aqui no Brasil, quanto pela oportunidade de conhecer outra cultura, locais e pessoas”, relata Aldeir de Oliveira, um dos integrantes da equipe.

Em Saint Chely, o grupo apresentou o trabalho vencedor Saque Rápido para que seja avaliada a possibilidade de implantá-lo na planta. No encerramento da viagem, o então CEO Bernard Fontana os cumprimentou pelo projeto e mostrou interesse nas novas iniciativas em que estão trabalhando.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Jaime Gasparini • Diretor Técnico: Frédéric Midy • Diretor Financeiro: David Veysset • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair Paulino, Augusto Pompílio, Cleonice Freitas, Élvio Reis, Igor Grizende, Jéssica Menezes, Karolina Lana, Many Moreira, Márcia Andrade , Márcia Nunes, Marilene Siqueira , Moysa Ribeiro (estagiária), Natasha Arnold, Salete Figueredo , Suelem Silva, Venílson Vitorino , Vera Dutra • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Gustavo Ávila (MG 15240) e Igor Lage (MG 16246) • Editoração: AVI Design • Foto de Capa: Edmar Silva • Re­visão: Tereza Leite • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.­

Compartilhar: