Revista Espaço

Rapidez para sacar

Aperam conquista troféu Imitação no Challenge 2011 com dispositivo para retirada de sucata

10

Integrantes do Grupo Olho Vivo comemoram a vitória no Challenge e a oportunidade de viajar para a Europa (Atrás, da esquerda para a direita: Edemílson Maia, Ideraldo Belini, Reinaldo Lopes, Luciano Mendes Frente, da esquerda para a direita: Aldeir Soares, Geraldo Edmílson, Eudes Alves, Nicodemos Pacheco, Édson Alves)

O trabalho Saque Rápido, desenvolvido no Carlite (CL1) pelo grupo de CCQ “Olho Vivo”, da gerência executiva de Aços Elétricos, conquistou o troféu Imitação do Challenge 2011. Premiação mundial da Aperam, o evento reconhece as melhores práticas implantadas ao longo do ano por empresas do Grupo e promove a troca de experiências, práticas e tecnologias.

O projeto vencedor consistiu no desenvolvimento de dispositivo para retirada de sucata do mandril da bobinadeira do Carlite, na área de Acabamento de Aços Elétricos, proporcionando mais segurança, eliminando as paradas e garantindo a estabilidade do processo. “Nessa retirada, era necessário parar ou diminuir a velocidade da linha, ocasionando perda de qualidade magnética do material”, explica Enguelber Stutz, gerente executivo da área.

O dispositivo produzido permitiu a retirada de qualquer tamanho de sucata com tempo suficiente para evitar riscos, uma vez que são deslocadas para o lado oposto ao do operador. Daí o nome Saque Rápido. “Certificamos a segurança da operação e aumentamos a produção”, destaca Enguelber.

Sensação de dever cumprido

A conquista do “Olho Vivo” é a segunda consecutiva da Aperam no Challenge, evidenciando o sucesso da busca por soluções e medidas de desenvolvimento mantidas pela Empresa e seus empregados. “É uma satisfação, pois, mais do que a premiação, comprova que a análise e solução de problemas são processos consolidados na Empresa e que o aprendizado das equipes continua em ascensão”, constata Geraldo Medeiros, assistente técnico da área de Melhoria Contínua e Qualidade.

Além disso, a premiação em “Imitação” mostra que o projeto pode ser aplicado em outras plantas e resultar em benefícios para todo o Grupo. “É muito bom ver que o nosso trabalho tem sido muito importante para a Aperam Timóteo e que agora poderá ajudar outros empregados e empresas do Grupo”, comemora Enguelber.


“É um momento muito especial, que coroa o trabalho em equipe, o envolvimento de todos. Crescemos junto com o desenvolvimento do projeto e ficamos muito felizes com a premiação, uma recompensa para quem trabalha com afinco e que serve como motivação para continuar buscando melhorias”.

Geraldo Edmilson, inspetor de produtos do Carlite e um dos integrantes do grupo “Olho Vivo”.

Compartilhar: