Revista Espaço

Rapidez para sacar

Aperam conquista troféu Imitação no Challenge 2011 com dispositivo para retirada de sucata

10

Integrantes do Grupo Olho Vivo comemoram a vitória no Challenge e a oportunidade de viajar para a Europa (Atrás, da esquerda para a direita: Edemílson Maia, Ideraldo Belini, Reinaldo Lopes, Luciano Mendes Frente, da esquerda para a direita: Aldeir Soares, Geraldo Edmílson, Eudes Alves, Nicodemos Pacheco, Édson Alves)

O trabalho Saque Rápido, desenvolvido no Carlite (CL1) pelo grupo de CCQ “Olho Vivo”, da gerência executiva de Aços Elétricos, conquistou o troféu Imitação do Challenge 2011. Premiação mundial da Aperam, o evento reconhece as melhores práticas implantadas ao longo do ano por empresas do Grupo e promove a troca de experiências, práticas e tecnologias.

O projeto vencedor consistiu no desenvolvimento de dispositivo para retirada de sucata do mandril da bobinadeira do Carlite, na área de Acabamento de Aços Elétricos, proporcionando mais segurança, eliminando as paradas e garantindo a estabilidade do processo. “Nessa retirada, era necessário parar ou diminuir a velocidade da linha, ocasionando perda de qualidade magnética do material”, explica Enguelber Stutz, gerente executivo da área.

O dispositivo produzido permitiu a retirada de qualquer tamanho de sucata com tempo suficiente para evitar riscos, uma vez que são deslocadas para o lado oposto ao do operador. Daí o nome Saque Rápido. “Certificamos a segurança da operação e aumentamos a produção”, destaca Enguelber.

Sensação de dever cumprido

A conquista do “Olho Vivo” é a segunda consecutiva da Aperam no Challenge, evidenciando o sucesso da busca por soluções e medidas de desenvolvimento mantidas pela Empresa e seus empregados. “É uma satisfação, pois, mais do que a premiação, comprova que a análise e solução de problemas são processos consolidados na Empresa e que o aprendizado das equipes continua em ascensão”, constata Geraldo Medeiros, assistente técnico da área de Melhoria Contínua e Qualidade.

Além disso, a premiação em “Imitação” mostra que o projeto pode ser aplicado em outras plantas e resultar em benefícios para todo o Grupo. “É muito bom ver que o nosso trabalho tem sido muito importante para a Aperam Timóteo e que agora poderá ajudar outros empregados e empresas do Grupo”, comemora Enguelber.


“É um momento muito especial, que coroa o trabalho em equipe, o envolvimento de todos. Crescemos junto com o desenvolvimento do projeto e ficamos muito felizes com a premiação, uma recompensa para quem trabalha com afinco e que serve como motivação para continuar buscando melhorias”.

Geraldo Edmilson, inspetor de produtos do Carlite e um dos integrantes do grupo “Olho Vivo”.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.