Revista Espaço

Novos desafios

Executivo da Aperam assume direção da Abinox com a tarefa de contribuir para ampliar o consumo de aços inoxidáveis no país

5

Marco Aurelio Fuoco, consultor da Aperam, é o novo presidente da Abnox para o biênio 2011-2013

O consultor de marketing e relações institucionais da Aperam South America, Marco Aurelio Fuoco, é o novo presidente da Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox), pelo período 2011-2013. Com 28 anos de experiência nos mercados siderúrgicos brasileiro e internacional, Marco Fuoco assume a entidade com a missão de fortalecer a cadeia produtiva do inox, melhorando sua competitividade e reforçando a capacitação técnica das empresas e profissionais da área.

“Apesar do crescimento da produção do aço inox e da utilização cada vez maior e em diferentes aplicações, ainda temos muitas oportunidades para aproveitar”, ressalta Marco Fuoco, que no Grupo Aperam já atuou nas áreas de vendas, desenvolvimento de mercado, planejamento estratégico, logística e suprimentos.

Outro objetivo é ampliar as ações de divulgação e promoção do inox. Atualmente, o consumo apresenta um contínuo crescimento, registrando em 2010 cerca de 360 mil toneladas entre aços planos e longos. Mesmo assim, há, em sua avaliação, espaço para aumentar esses números. Considerando o crescimento médio histórico de duas vezes o PIB, pode-se atingir em 2015 um volume aproximado de 520 mil toneladas. “O mercado precisa conhecer melhor as propriedades e vantagens que o aço inox entrega. Estamos desenvolvendo um plano de divulgação com os benefícios do material em cada segmento”, afirma Marco Fuoco. Ele acredita que, com isso, “será possível fortalecer a presença e consumo do inox e, consequentemente, atrair cada vez mais associados para a Abinox, consolidando sua representatividade no cenário empresarial”.

Os investimentos impulsionados pelo crescimento da economia brasileira e a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 também serão alvo de especial atenção da entidade. “Esse cenário reserva um futuro promissor para o nosso produto, uma vez que o inox se apresenta como material ideal para satisfazer tanto projetos modernos, de apelo estético e com características especiais de resistência à corrosão, higiene, durabilidade, quanto a obras ligadas à expansão da infraestrutura do país, como aeroportos, hotéis e hospitais”, afirma Marco Fuoco.


Embaixadora do inox

Criada em 1986, a Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox) tem o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento e a aplicação de aços inoxidáveis no país. Reúne 78 associados, entre empresas produtoras de inox, centros de serviços especializados em processamento, fabricantes de utensílios domésticos, produtores de matéria-prima, instituições de desenvolvimento da cadeia e sócios contribuintes.

As ações da Associação alcançam as áreas de educação e treinamento, com parcerias com universidades, Senai, Sebrae e Senac para a realização de cursos de capacitação técnica; divulgação e promoção do inox com a publicação de informativos e a realização de feiras para o setor; normalização e legislação, por meio de acompanhamento de projetos e normas relativas ao aço inoxidável; e consultoria, apoiando associados e interessados no processo de fabricação e aplicação do material.

Compartilhar: