Revista Espaço

Alegria de viver

Seminário do Programa Andanças discute bem-estar na terceira idade

24

Seminário do Programa Andanças discutiu o bem-estar e a saúde na terceira idade

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo e a Prefeitura, realizou a 17ª edição de seu seminário de saúde para a terceira idade. O evento foi realizado no Grêmio Recreativo da Associação e reuniu 471 pessoas em três dias de palestras sobre o tema “Bem-estar: alegria de viver”.

Realizado desde 1996, o seminário é uma atividade integrante do Programa Andanças, criado pela Fundação para atender aos aposentados e seus cônjuges, além de pensionistas e pessoas da comunidade. “O objetivo do Andanças é estimular a integração social e manter a mente dos participantes ativa, promovendo atividades culturais e trabalhando questões como autoestima, cuidados com a saúde e prevenção”, define Márcia Ferreira, coordenadora do programa.

A exemplo de anos anteriores, o tema desta edição foi escolhido pelos próprios participantes. No primeiro dia, foi realizada palestra de abertura ministrada pela mestre em educação, Sandra Peri. No dia seguinte, o médico da Aperam, Alysson Silveira, falou sobre “Harmonia, saúde e equilíbrio do ser”, estabelecendo uma ponte entre a medicina e a espiritualidade. “Durante o seminário, organizamos estandes de atividades saudáveis, como acupuntura, medicina alternativa, hortas domésticas e massagens”, completa Márcia. O evento também expôs trabalhos artesanais produzidos pelos idosos do Creia – Centro de Educação Inclusiva da Prefeitura de Timóteo.

Cidadania

No último dia de atividades, o tema da palestra foi “EnvelheSer: cidadania e bem-estar”. A assistente social e socióloga Patrícia Dias abordou o envelhecimento digno, reforçando os direitos e deveres na terceira idade, e destacou as atividades focadas nesse grupo existentes na região de Timóteo.

Segundo Márcia Ferreira, o evento teve um retorno bastante positivo, com índice de aprovação superior a 93%. “É um evento importante, que leva informação e educação aos participantes”, reforça. Além do seminário, o Programa Andanças realiza outras palestras ao longo do ano e organiza viagens e comemorações em datas especiais, como Dia dos Pais e Dia das Mães.

Criada em 1995, a iniciativa é coordenada, desde abril último, pela Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo, com apoio da Fundação Aperam Acesita. “Nossa meta sempre foi tornar o projeto sustentável para que a própria comunidade beneficiada pudesse gerenciá-lo. Hoje, ele está suficientemente maduro para isso”, afirma Márcia.

Compartilhar: