Revista Espaço

Agir e incluir

Aperam capacita e incorpora pessoas com deficiência ao seu quadro

8

Fabiana Azevedo passou a integrar a equipe de Recursos Humanos

“Um aprendizado que está mudando a minha vida”. É dessa maneira que Fabiana Azevedo define a sua participação no Programa de Acessibilidade da Aperam South America, promovido pela Empresa nos últimos dois anos com foco na inclusão profissional de pessoas com deficiência.

Fabiana é deficiente auditiva e uma entre os dez participantes recém-formados no Programa e incorporados pela Aperam ao quadro profissional da Empresa. “Minha capacidade para atuar no mercado foi ampliada de maneira imensurável. Hoje tenho menos dificuldades e conto com uma experiência que me possibilita ocupar uma função na Aperam e que, tenho certeza, ainda renderá muitas oportunidades no futuro”, conta. Antes, ela tinha como experiência profissional o trabalho com comércio de aviamentos e agora trabalha na área de Recursos Humanos. “Estou adorando o ambiente e meu cargo. É claro que ainda estou me adaptando, mas a cada dia me sinto mais preparada”, revela.

Acolhida

9

Bem recebido por todos, Wellington da Silva já está adptado ao seu novo ofício na área de Laminação de Aços Inoxidáveis

A inclusão dos novos contratados vem ocorrendo com sucesso. Na área de Laminação e Acabamento de Aços Inoxidáveis, eles passaram por uma etapa de transição que contou com mapeamento do local e das funções que poderiam exercer. “Recebemos o apoio das áreas de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança para nos certificar de que todos teriam condições de executar o trabalho com segurança e da melhor maneira possível”, comenta Paulo Novaes, gerente executivo da área. “Foi nossa única preocupação, porque do ponto de vista operacional não tem segredo, já que todos os dez participantes foram muito bem preparados e treinados para a função”, acrescenta.

Wellington da Silva é um dos novos empregados da área. “Está sendo muito bom. Fui bem recebido por todos, já estou adaptado à minha função e aplicando o conhecimento adquirido no curso”, relata ele, animado com o futuro que tem na Empresa.

Sobre a inclusão de empregados com algum tipo deficiência ao processo produtivo, Paulo Novaes é enfático. “Vejo esse trabalho com muito bons olhos. É uma iniciativa fundamental desenvolvida pela Empresa, a qual abraçamos e valorizamos. Estamos prontos para ajudar, acolher, preparar e integrar essas pessoas à nossa rotina”, reforça.

Capacitação

A formação oferecida no curso contou com treinamentos teóricos e práticos, ministrados diariamente durante quatro horas, e conteúdo dividido entre habilidades básicas e específicas. “A contratação desses profissionais segue a proposta da Empresa de captar, desenvolver e reter seus profissionais. Todos passaram por uma formação técnica alinhada às necessidades e oportunidades do mercado e estão plenamente preparados para o ambiente profissional”, afirma Lucimar Gomes, analista de Recursos Humanos.

O Programa também é uma forma da Aperam promover a inclusão social de uma maneira diferente. Mais do que integrar essas pessoas ao trabalho, a Empresa oferece a elas um novo ofício profissional, condizente com suas limitações, que incluem deficiência física, auditiva e de fala. “Toda a capacitação foi concebida e executada com a preocupação de preparar os participantes para atividades que, de fato, pudessem ser realizadas, garantindo a sua integridade física e favorecendo o seu desempenho profissional”, ressalta Lucimar.

“É um trabalho de inclusão completo que a Aperam promove. Com a conscientização e capacitação, buscamos uma mudança de percepção, atitudes e práticas em prol da acessibilidade. Além disso, ao trazer a pessoa com deficiência, priorizamos a segurança na função a ser exercida dentro da Empresa, respeitando o profissional”, avalia Felippe Feitosa, coordenador de Saúde.

Compartilhar: