Revista Espaço

Sustentabilidade faz parte do nosso negócio

No mês do Meio Ambiente, Aperam faz um balanço de suas ações de preservação

10

Educação para crianças no Oikós e estação de tratamento de água são algumas das ações com foco ambiental da Empresa

Para a Aperam South America, a sustentabilidade é um dos pilares do seu negócio. Por isso, todos os processos da Empresa são amparados por programas que têm a consciência ambiental como linha de trabalho.

Desde 2001, a Organização é certificada pela ISO 14001, que constitui a base de normas e regras do seu Sistema de Gestão Ambiental, reunindo ações de gestão e transporte de resíduos, tratamento de recursos hídricos, controle de emissão de gases, entre outras. “Hoje, conseguimos ter uma atuação que garante a preservação ambiental na Empresa como um todo, em iniciativas espalhadas por diversos processos e áreas”, afirma Odilon Machado Neto, assessor de Meio Ambiente.

Para evitar vazamentos ou derramamentos de produtos perigosos, a Aperam utiliza como mecanismo de controle o Plano de Atendimento e Resposta a Emergências (PARE), que estabelece procedimentos para identificar riscos de emergência. Além disso, a Aperam Timóteo apresenta índice de 95% de recirculação de água industrial, captada do Rio Piracicaba, no Vale do Aço, com outorga do Instituto de Gestão de Águas (Igam).

Na parte de gestão de resíduos, todos são dispostos em consonância com a legislação ambiental e as classificações preconizadas pela NBR 10004. “Hoje temos um índice de 89% de recuperação, reutilização ou reciclagem dos subprodutos gerados nas atividades industriais”, destaca Odilon.

Para garantir um tratamento de efluentes eficaz, a Empresa dispõe de tanques de decantação com correção de pH nos pátios de matérias-primas, estação de tratamento físico-químico para remoção de metais pesados, caixas de separação de água e óleos nas áreas de laminação e filtro prensa e bags para desidratação de lama.

Biodiversidade preservada

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, organismos fundamentais para a manutenção da vida no planeta. Em linha com essa proposta, a Aperam já desenvolve ações, por meio da Fundação Aperam Acesita, que visam a preservação do patrimônio verde da região do Vale do Aço. Somente em 2010, cerca de cinco mil mudas foram plantadas, totalizando 78.267 desde 2004, quando a prática começou. “Nosso trabalho inclui a recomposição e renovação da cobertura vegetal existente nas áreas que gerenciamos”, afirma Luiz Antônio, da Fundação. Além disso, mais de 1,8 quilômetros de área protegida foram cercadas, favorecendo a recomposição florestal, ao impedir a entrada de animais domésticos e desestimular invasões.

A preocupação ambiental da Empresa se estende também aos recursos hídricos, que recebem monitoramento da vazão nas nascentes em áreas externas da Empresa, e às queimadas, amparadas pelo Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Em três anos, o índice de ocorrências na região caiu 78,8%, graças a iniciativas como o Disque Incêndio Timóteo, que recebe denúncias de fogo 24h por dia.

Trabalhando pelo futuro

Por meio da Fundação Aperam Acesita, a Empresa também atua na educação e orientação ambiental. São 11 projetos, que beneficiam um público estimado de 23 mil pessoas. A Empresa é responsável ainda pela gestão de 2.504 hectares de áreas verdes, distribuídas no entorno da malha urbana de Timóteo. Entre elas, o Centro de Educação Ambiental Oikós, área remanescente de Mata Atlântica, com 989 hectares, vizinha ao Parque Estadual do Rio Doce, que abriga 32 nascentes, 120 espécies vegetais, entre árvores e arbustos, além de 110 espécies de aves. “Aproveitamos a área de que dispomos para receber crianças e adultos, desenvolvendo atividades que orientam sobre ecologia e preservação ambiental”, revela Luiz Antônio.

Compartilhar: