Revista Espaço

Energia ainda mais forte

Aperam BioEnergia tem capacidade para produzir 1,4 milhão de metros cúbicos de carvão vegetal por ano6

A estrutura operacional da Aperam South America acaba de ser reforçada com a constituição da Aperam BioEnergia. A Companhia surge a partir da separação da ArcelorMittal BioEnergia, resultado da união das antigas Acesita Energética e ArcelorMittal Florestas.

A operação, iniciada em janeiro e concluída em maio, permitirá que a unidade aperfeiçoe a utilização de seu patrimônio florestal, priorizando o atendimento às unidades industriais. A Aperam BioEnergia produz carvão vegetal para uso siderúrgico, a partir de florestas plantadas de eucalipto. Sua base de atuação é a mesorregião do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas, e a capacidade instalada alcança 1,4 milhão de metros cúbicos por ano, com potencial para chegar a 2,2 milhões nos próximos anos.

Com sede em Belo Horizonte, a Aperam BioEnergia tem como diretor-presidente o engenheiro Clênio Afonso Guimarães, também presidente da Aperam South America, e como diretor operacional Paulo Sadi Silochi. Abastece o Alto-Forno 1 da planta de Timóteo e, a partir de 2011, o Alto-Forno 2, graças ao projeto de conversão de coque metalúrgico para carvão vegetal.

Compartilhar: