Revista Espaço

Editorial

Caro(a) leitor(a),

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

Para a Aperam South America, tão importante quanto produzir com qualidade é operar em conformidade com o meio ambiente e com as pessoas. Nesta edição da Revista Espaço, mostramos ações desenvolvidas pela Empresa que abrangem esses três focos – operacional, ambiental e social -, que norteiam os nossos procedimentos e já se tornaram uma bandeira da Organização.

Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho, reforçamos a sustentabilidade do nosso processo produtivo. Aqui, os procedimentos são realizados em consonância com o principio do desenvolvimento sustentável, e o comprometimento com o meio ambiente se faz presente nos programas de gestão de resíduos, no reaproveitamento de água, na manutenção de áreas verdes, na educação ambiental, entre outros, que juntos receberam o investimento de R$ 23,6 milhões da Empresa em 2010.

Também apresentamos a participação da Aperam, pela primeira vez como empresa independente da ArcelorMittal, no Congresso do Instituto Aço Brasil. Além de um estande próprio, a presença marcante do inox na ExpoAço mostrou a versatilidade e a beleza do produto em diversas aplicações, evidenciando o imenso campo de oportunidades que a Aperam tem, especialmente em um país em franco crescimento como o nosso.

Outros destaques são os projetos de desenvolvimento de processos (CCQ, Cosis, Challenge), revelando a competência dos empregados, que ultrapassam a dimensão técnica de suas atribuições e trabalham com um horizonte maior, entendendo o negócio e se alinhando às necessidades da Empresa.

Ao longo do tempo, a Aperam tem trabalhado para recrutar profissionais com esse perfil e estimular os que já estão na Empresa a trilhar caminhos de atualização e aperfeiçoamento. Mas essa busca não nos faz esquecer que, antes de tudo, todos são seres humanos e, por isso, a qualidade técnica deve andar de mãos dadas com a qualidade de vida, com equilíbrio entre os aspectos profissionais e pessoais.


Modelo que inspira

O compromisso da Aperam South America com a qualidade de vida no trabalho foi destaque no 11º Congresso de Estresse da International Stress Management Association no Brasil (ISMABR). A Empresa foi uma das convidadas do evento, apresentando as políticas e ações desenvolvidas com foco na saúde dos empregados, na sessão de Cases QVT: Modelos inspiradores em gestão de pessoas.

“A participação no Congresso é mais um reconhecimento que a Empresa obtém por investir em pessoas. O bem-estar dos empregados é fator de perenidade e sucesso das operações”, destaca José Anísio Cabral, responsável pela exposição das práticas de gestão de pessoas, desenvolvidas pela Aperam South America.

O Congresso da ISMA, considerado o mais importante na América Latina na área do estresse, reuniu administradores, empresários, dirigentes e gestores de RH, engenheiros e técnicos de segurança, professores, universitários e profissionais da área da saúde e do direito. Também foram realizados o 13º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e o 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

A ISMA é uma entidade internacional sem fins lucrativos, que se dedica à prevenção e ao tratamento do estresse, com filiais em 12 países, entre eles o Brasil, integrante desde maio de 2000.


Certificada

Em linha com a sustentabilidade defendida pela Aperam e reforçada em diversos programas da Empresa, a partir desta edição a Revista Espaço passa a circular com papéis certificados pelo Conselho Brasileiro de Manejo (FSC).

A organização não-governamental, sem fins lucrativos, estabelece princípios e critérios internacionais de gestão ambiental para avaliar a origem e a produção do papel, garantindo a preservação da biodiversidade por meio da indicação de produtos originados de florestas corretamente geridas.


Expediente

Publicação da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Diretor de Produção: Jaime Gasparini • Diretor Técnico: Frédéric Midy • Diretor Financeiro: David Veysset • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair Paulino, Anfilófio Salles , Augusto Pompílio, Claudia Iacopinni, Cleonice Freitas, Élvio Reis, Evandro Bernardes, Jamile Duarte, Karolina Lana, Lourdes Xavier, Lucimar Gomes , Many Moreira, Márcia Andrade , Márcia Nunes, Marilene Siqueira , Marli Gerônima, Moysa Ribeiro (estagiária) , Natasha Arnold, Neide Morais, Renato Azevedo, Salete Figueredo , Suelem Silva, Thiago Vinícius, Venílson Vitorino , Vera Dutra • Endereço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Tiragem: 9 mil exemplares • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comunicação • Reportagem e Redação: Gustavo Ávila (MG 15240) • Editoração: AVI Design • Foto de Capa: Guto Marcondes • Revisão: Tereza Leite • E-mails para contato: inox.comunicacaousina@ aperam.com, inox.fundacao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.

Compartilhar: