Revista Espaço

Simplicidade que transforma

Programa Vida Sustentável mostra como pequenos hábitos podem contribuir para melhorar a rotina familiar18

Plantar uma pequena horta em casa, controlar as contas no final do mês, não consumir desnecessariamente. Essas são algumas atitudes incentivadas pelo programa Vida Sustentável, novo treinamento oferecido pela Fundação Aperam Acesita, que busca aplicar os conceitos de desenvolvimento sustentável na rotina familiar de seus participantes. “A ideia é mostrar que não é só a Aperam que precisa buscar alternativas sustentáveis para o seu desenvolvimento, mas que cada um de nós tem sua parcela de contribuição não somente para melhoria de sua vida, mas também para o desenvolvimento do planeta”, afirma a coordenadora de projetos da Fundação, Neide Barbosa Morais.

19

Aulas do Programa incluem atividades práticas e dinâmica de grupo

As primeiras turmas foram montadas em maio com uma média de 20 participantes. Serão quatro encontros semanais com quatro horas de duração, cada um focado em um módulo: consumo consciente, horta agroecológica, alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, e orçamento doméstico e familiar. A metodologia empregada envolve discussões, dinâmicas de grupo e atividades práticas.

Segundo Neide, a ideia de desenvolver um treinamento nesse formato surgiu em 2010, inspirada na cartilha Horta Agroecológica e nos cursos e projetos que as áreas de Meio Ambiente e Promoção Social ofereciam aos empregados e à comunidade. No mesmo ano, foi formada uma turma piloto, que pôs em prática as propostas iniciais do programa e serviu como referência para que o Vida Sustentável assumisse o formato atual.

Luciana Favarato, laboratorista do Centro de Pesquisas da Aperam Timóteo, participou da turma piloto e achou a iniciativa muito boa. “Aprendi a reaproveitar melhor os alimentos e a economizar nas despesas do lar. Estou até plantando cebolinha e salsa na horta da minha casa”, conta. Grávida de cinco meses, Luciana, junto com marido Adson, se esforça para aplicar cada vez mais o que aprendeu no Vida Sustentável aos hábitos de sua família. “Estamos nos preparando para educar a nossa filha”.

Compartilhar: