Revista Espaço

Pelo prazer de ler e aprender

Consultas à Biblioteca da Aperam são rotina para alguns empregados de Timóteo

20

Kennio e Vágner são figurinhas carimbadas da Biblioteca da Aperam

Próximo à Portaria 3 da Aperam Timóteo, o prédio da biblioteca guarda um verdadeiro tesouro. Mais de 70 mil títulos, entre livros, artigos, relatórios, normas, vídeos e periódicos, estão disponíveis para consulta e empréstimo.

De caráter essencialmente técnico, o acervo oferece suporte às atividades profissionais e acadêmicas dos empregados, estimulando a formação do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico na Empresa. Em 2010, foram 1.094 empréstimos. “Algumas pessoas estão sempre aqui e semanalmente levam novos livros para casa”, afirma Edna Silva, responsável pelo acervo.

Um deles é Kennio Barros, assistente técnico da Engenharia de Equipamentos. “O conteúdo oferecido é muito útil para o desenvolvimento dos projetos e solução de problemas da minha área”, relata. Para ele, a biblioteca é um meio de ampliar a qualificação profissional e se manter atualizado. “Pelo menos três vezes por mês passo lá e faço alguns empréstimos”, conta.

Além da ampla bibliografia, os empregados também podem solicitar a aquisição ou tradução de algum material técnico que consideram relevante para os processos da Empresa. “Isso é mais um diferencial, pois costumamos achar o que estamos procurando, mas quando não tem, solicitamos a compra e rapidamente temos acesso ao título”, declara Kennio.

Vágner Ferreira, assistente técnico da Engenharia de Equipamentos é outro frequentador assíduo do espaço. “Conheci a biblioteca quando iniciei a minha graduação em Engenharia Mecânica e consultava títulos que não encontrava na própria universidade”, relembra. De lá para cá, Vagner já concluiu um mestrado na área, sempre utilizando os recursos da biblioteca. “É um excelente recurso, que nos proporciona aprendizado e atualização ao nosso trabalho. Quem não conhece, deveria visitá-la e aproveitá-la”, recomenda.


Acesso

Os títulos e reservas dos livros podem ser checados pela Intranet da Empresa. Além disso, versões digitais de artigos, relatórios e normas também estão acessíveis. “Fazemos o máximo para atender da melhor maneira possível os empregados e tornar o espaço um lugar de qualificação e evolução para a Aperam”, destaca Edna.


Raio-x da biblioteca

  • 7.784 livros
  • 8.520 relatórios
  • 7.868 normas
  • 52.461 artigos
  • 920 patentes
  • 1627 vídeos e DVDs
  • 341 teses
Compartilhar: