Revista Espaço

Inovação até na parede

Azulejo leva requinte e qualidade do aço inox a casas e centros comerciais

5

O aço inox viu surgir em Timóteo, nas fábricas da RevestirInox, uma nova aplicação para o material. A empresa, que produz lixeiras, bancos, coifas, móveis, entre outros artigos, adicionou um produto inédito ao seu portfólio: o azulejo de inox.

A peça, produzida com aço AISI 304 e aço AISI 430 da Aperam Timóteo, é mais uma aplicação encontrada para o Inox, material cada vez mais utilizado na construção civil e na composição de interiores. “O azulejo consegue levar as qualidades do inox a ambientes que normalmente não contam com requinte ou luxo, como cozinhas, banheiros e fachadas, e também a centros comerciais, casos de hospitais, laboratórios e restaurantes”, afirma Josué Araújo, responsável pela criação do produto.

O processo de desenvolvimento do azulejo levou mais de quatro anos para ser consolidado, exigindo a criação de máquinas até então inexistentes no mercado. “As matrizes foram feitas aqui e um equipamento especial veio de Caxias do Sul (RS) para viabilizar a produção. Em seguida foram inúmeros testes e alterações até chegar à qualidade e produtividade pretendidas”, relata o empresário.

Hoje, a empresa tem capacidade para produzir três mil metros quadrados de azulejos por mês. Cada um tem tamanho padrão de 20x 20 centímetros e pode ser liso ou pastilhado, com acabamento brilhante ou escovado. Em relação à peça tradicional, os azulejos de inox são mais fáceis de limpar, têm baixo custo e elevada resistência à corrosão e a grandes variações de temperatura.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.