Revista Espaço

Fortalecendo princípios

Dia de Saúde e Segurança une empregados para trabalhar valores fundamentais nas atividades diárias

15

Tendas temáticas com orientações de segurança e qualidade vida foram uma das atividades do evento

No dia 28 de abril, os empregados participaram do Dia de Saúde e Segurança, evento realizado anualmente em todas as unidades da Aperam, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais seguro e com menor risco de acidentes.

Em Timóteo, as atividades tiveram início pela manhã e contaram com a presença do presidente Clênio Guimarães e dos diretores Jaime Gasparini (Produção), Ilder Camargo (Recursos Humanos) e Frédéric Midy (Técnico), além de gestores das diversas áreas, empregados homenageados como destaque em 2010 e convidados da comunidade. Foi exibido ainda um vídeo do CEO mundial da Aperam, Bernard Fontana, destacando pontos importantes do compromisso de saúde e segurança da Empresa. Em seguida, o presidente Clênio Guimarães fez uma apresentação focada no tema do dia: “Segurança, de prioridade a valor”.

Na sequência, os presentes assistiram a uma palestra educativa com o tema Combate ao Stress e, ao final, diretores e gerentes realizaram uma auditoria de nível, na qual conversaram com os empregados em seus postos de trabalho. Foram promovidos também treinamentos especiais sobre içamento de cargas com guindastes, trabalho em ambiente com risco de gases e trabalho em altura, com a participação de 750 empregados da Aperam Timóteo e das prestadoras de serviços.

Esta edição do evento contou ainda com o Circuito de Saúde e Segurança, montado ao lado dos restaurantes para visita dos empregados. Composto por cinco tendas temáticas, o Circuito abordou assuntos como dependência química (drogas e álcool), qualidade de vida, segurança no trânsito e atendimentos de emergência. Segundo a técnica de enfermagem do trabalho Patrícia Cândida da Silva, o movimento nas tendas foi bastante significativo. Ela conta que também realizou o circuito e achou o processo eficaz e educativo. “As tendas explicavam bem os cuidados que devemos ter no ambiente de trabalho”.

Para o gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Leonam Almeida, o evento foi importante para fortalecer ainda mais a cultura de prevenção dentro da empresa. “O Dia de Saúde e Segurança da Aperam marca o esforço conjunto de todo o Grupo para consolidar valores fundamentais em nossas atividades diárias. É uma data na qual todos se mobilizam em prol de um objetivo comum”, afirma.

Compartilhar: