Revista Espaço

Empresa saudável

Empresa se diferencia no mercado pelos benefícios e serviços de saúde

Não é por acaso que a Aperam South America foi eleita destaque em Saúde entre mais de 540 empresas brasileiras no Guia da Revista Você S/A – Exame, em 2010. Cuidar dos empregados é um dos valores que a Empresa segue rigidamente, cumprindo e ultrapassando os benefícios legais, oferecendo a seus profissionais segurança e iniciativas diferenciadas para preservação da saúde. “A preocupação é com o bem-estar dos nossos profissionais. Estamos comprometidos com a qualidade de vida deles, seja na Empresa ou em qualquer outro ambiente”, afirma Leonam Almeida, gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Na Aperam as ações estão ancoradas no programa Gestão de Saúde do Trabalhador (GST), que trabalha em três frentes: sistema de segurança, qualidade de vida e saúde ocupacional. Todas são apoiadas pelo programa de Saúde oferecido pela Empresa que, além das consultas médicas, disponibiliza assistência odontológica e farmacêutica. Todos os empregados possuem plano de assistência médica, enquanto a média nas indústrias brasileiras chega a 44%.

Mapa das necessidades

16

Empresa fornece aos empregados avaliação nutricional, médica e física

Pelo GST, os empregados realizam, diariamente, reunião relâmpago e ginástica laboral antes do início da jornada de trabalho. Além disso, têm direito a vacinas, lanches gratuitos no inicio do turno e amplo programa de treinamento em segurança. Outro diferencial é o Check-up de Aniversário, bateria de exames anuais custeada pela Empresa que se soma aos exames periódicos e obrigatórios. “Traçamos uma mapa das necessidades específicas de cada empregado e oferecemos melhorias que podem ser incorporadas à rotina de cada um”, afirma Leonam.

A partir dos exames, eles podem ser encaminhados para nutricionistas da Empresa, dos quais recebem orientação de reeducação alimentar. Em caso de doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão, o empregado recebe acompanhamento específico. E aqueles que trabalham em regime de turno ainda podem ser direcionados para condicionamento físico em academia especializada.

“É uma iniciativa muito válida, pois permite que os empregados fiquem em dia com saúde”, afirma Mauro Peri Rezende, analista técnico de Refratário da Redução, que fez o Check-up de Aniversário e descobriu que estava com os níveis de colesterol e triglicérides alterados. “Imediatamente a Empresa me encaminhou ao nutricionista, que já me atendeu e está acompanhando a minha evolução”, completa.


Resultados

A manutenção desses serviços leva a uma taxa de absenteísmo baixa – 0,86% em 2010. Desempenho reconhecido nacionalmente no Guia da Você S/A. “A premiação coroa um trabalho diário na Aperam e que é resultado de ações planejadas e sedimentadas com foco na saúde do empregado”, comenta Leonam.

Compartilhar: