Revista Espaço

Alternativa de saúde

Curso de homeopatia fornece informações sobre tratamento de doenças com produtos naturais

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Instituto Vita e Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, promove, desde de fevereiro, um curso de extensão em Homeopatia nos humanos, animais e vegetais. “A vida inteira gostei da natureza, das plantas e de ecologia e o curso está sendo uma ótima forma de agregar conhecimento técnico a esse interesse, proporcionando benefícios que podem ser tanto pessoais quanto financeiros”, afirma Luiz Batista Júnior, operador de subestação de Alta Tensão da Aperam Timóteo, um dos participantes do curso.

Com duas aulas por mês, ministradas pelo terapeuta holístico Elísio Saqueto, a capacitação apresenta orientações sobre a história da homeopatia, preparo de medicamentos, correntes de estudos homeopáticos, leis de experimentação, exercícios e trabalhos orientados. A relação da ciência com a agricultura e homeopatia para plantas, água e solos também são abordados.

“É uma formação bem completa e ampla. Mostramos que é possível obter ótimos resultados com o uso exclusivo de produtos naturais, seja na nossa saúde ou no controle de doenças na área vegetal, evitando a contaminação no solo e das plantas”, explica Elísio, responsável pelas aulas.

O curso é destinado tanto a pessoas que já têm experiência na área ou que estão se iniciando na atividade. Caso de Cleonice Barbosa, esposa de Darci Barbosa, mecânico de manutenção da Aperam Timóteo. Interessada no uso de produtos naturais para cuidar da saúde, ela tem aprovado as aulas. “A capacitação é completa e nos dá a oportunidade de um aprendizado que faz muito bem ao corpo e a mente”, afirma.


Homeopatia

Método de tratamento alternativo criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, parte do princípio de que, para tratar um indivíduo doente, é necessário aplicar um medicamento que provoque os mesmos sintomas apresentados em uma pessoa saudável. Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças.

A Homeopatia utiliza medicamentos preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal em processos de diluição, sucussão e potencialização. Eles são nomeados em latim e podem ter a forma de glóbulos, líquidos, pós ou comprimidos.


Parceria que gera aprendizado

21

Alunos têm mais conforto e atividades de aprendizado após ações de melhoria de gestão na Escola

“Agora nós temos um clima verdadeiramente escolar”. A frase da diretora Silvana Moreira Dias resume as mudanças recentes pelas quais a Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos passou. Além da reforma física em andamento, a escola terá nova pintura e a construção de uma quadra coberta. Houve também uma mudança na rotina escolar, que conta agora com projetos extraclasses e atividades especiais para os alunos.

As novidades são fruto de melhorias na gestão da escola, desenvolvidas em parceria com a Fundação Aperam Acesita desde 2009. De lá para cá, foram realizados cursos de capacitação e novos projetos, como o Que Bom Ler, de incentivo à leitura, e o Com.Tato, que busca repensar a questão da disciplina dentro do ambiente escolar.

A E.E. João Cotta também passou a fazer parte dos projetos Esporte na Cidade, desenvolvido pela ONG De Peito Aberto e patrocinado pela Aperam South America, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e do Vantagens de Permanecer na Escola, da própria Fundação Aperam Acesita em parceria com a Associação Junior Achievement de Minas Gerais. Este ano, a escola participa ainda pela segunda vez do Programa Miniempresa (ver pág. 15) e já está em busca de parcerias para novos projetos.

“Todo esforço está contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e da relação entre escola e comunidade”, pontua Silvana. Segundo ela, as ações implantadas nos últimos meses ajudaram os alunos a conseguirem melhores notas em avaliações de desempenho escolar, como a Prova Brasil, o Enem e o Proeb. “A educação é um processo que envolve todos os setores da sociedade e o apoio da Aperam na gestão vem sendo fundamental para nós”.

Compartilhar: