Revista Espaço

Receita de prosperidade

Edital de projetos da Fundação contribui para criação de cozinha experimental

Quem visita as instalações do Espaço Alex Silva, do Instituto Presbiteriano do Vale do Aço (Ipreval), no Morro19 do Carmo, bairro de Coronel Fabriciano (MG), admira as melhorias feitas no local nos últimos meses. A reforma começou com a troca do telhado, fruto da parceria com a Fundação Aperam Acesita em 2015. A partir daí o prédio, que sedia creche, palestras, oficinas educacionais e cursos profissionalizantes, ganhou novas obras, como a troca do revestimento das paredes da cozinha.

“A aliança com a Fundação mostrou que nossa proposta de trabalho tinha credibilidade e nos ajudou a conseguir outros parceiros”, analisa a assistente social Cristiane Martins, coordenadora do projeto.

18

Gerziel Araújo, psicopedagogo, Cristiane Martins, assistente social, e Hudson Menezes, presidente do Ipreval

E a boa notícia não para por aí. A entidade foi contemplada, no fim de 2015, pelo Edital de projetos da Fundação Aperam Acesita e vai lançar nos próximos meses um projeto denominado Guardiãs da Vida.

A partir dele, mulheres da comunidade local, em especial as mães dos alunos da creche, participarão de oficinas na cozinha experimental, que está sendo montada. “Iremos economizar e melhorar o lanche ofertado para as crianças, além de gerar nova fonte de renda com a produção de alimentos”, explica Cristiane. Hoje, a entidade gasta R$ 800 mensais com a alimentação dos assistidos. Com a cozinha, o plano é oferecer cursos de panificação e fabricação de pizzas, entre outros. “Queremos gerar oportunidades de inclusão e geração de renda. Nosso sonho é transformar o espaço em uma cooperativa”, revela.

 

 

 


Cultura para todos os gostos

“Essas mulheres” e mostra de cinema compõem agenda da Fundação

20

Edna Leite, à esquerda e Maria Helena da Silva

Se na música de Tom Jobim, março é o mês das águas que fecham o verão, em Timóteo o período é de agitação cultural. Além da programação semanal, a Fundação Aperam Acesita promove a tradicional exposição “Essas mulheres” e a 2ª “Mostra Nacional e Internacional de Cinema Ronaldo Lampi”. A entrada para as duas atrações é gratuita.

Há mais de duas décadas, o evento “Essas mulheres” valoriza o potencial de artistas da região. Maria Helena da Silva, escultora, integra o time há quase 10 anos. “A exposição é um evento fantástico. Poucas cidades estimulam a arte dessa maneira”, observa a escultora, que atualmente estuda Artes Visuais na Uninter.

Já Edna Leite é prata da casa. A analista técnica da Aperam, participa da iniciativa pela terceira vez. Este ano, vai mostrar novamente suas pinturas, hobby praticado desde 2013, em aulas semanais. A presença no evento serve de estímulo. “É muito bacana ver o interesse das pessoas. Na primeira vez recebi pedidos para vender um quadro que já tinha reservado a um familiar”, recorda.

“A Fundação, desde sempre, tem sido aquela que vem nutrindo, culturalmente, Timóteo e região”.

Ronaldo Lampi


Na telona

Entre 15 e 19 de março, o timotense Ronaldo Lampi, ator, músico e artista circense, volta à cidade para compartilhar seus trabalhos. Quatro longas-metragens e mais de dez curtas serão apresentados e evidenciarão a versatilidade de Lampi, que destaca a satisfação por poder se apresentar na cidade natal: “Tem um sabor diferente. Afinal, muito do que realizei em cinema, teatro e música foi aqui”.

Compartilhar: