Revista Espaço

Quilômetros de conquistas

Dupla da Aperam coleciona medalhas

22

Lucimar: das pistas para as ruas

Quando as feras do atletismo mundial, especialmente os corredores, aparecerem no Estádio Olímpico e no Sambódromo (maratona), para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Lucimar Reis, analista de RH, e Luiz Batista, operador de subestação, estarão a postos, observando cada detalhe. Ambos são mais que fãs do esporte: eles são também maratonistas há muitos anos.

Antes de se engajar nas corridas, Lucimar já era faixa preta em taekwondo. Desde 1998, ela faz do atletismo um hobby prá lá de sério. Em casa, a analista reúne mais de 200 medalhas e 20 troféus de provas rápidas, modalidade praticada em pistas, e de competições de longa distância (meias-maratonas). Ela já representou o Brasil em disputas internacionais, como o campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, em Arequipa, no Peru, em 2012. Das terras andinas, Lucimar trouxe um inesquecível 1º lugar no revezamento 4×100. “No começo eu achava impossível subir no pódio, mas com dedicação, treino orientado e disciplina tudo é viável”, afirma a corredora, que treina até quatro vezes por semana.

Há três anos, ela optou por praticar apenas as corridas de rua. O marido e os dois filhos acompanham a trajetória de perto. “A melhor coisa do mundo é ouvir o grito deles ‘Vai mãe’ nas largadas e chegadas”, revela.

Desde criança

21

Luiz: fã das corridas desde pequeno

Luiz é outro adepto das maratonas. Ele descobriu o atletismo ainda nos tempos do colégio militar. “Minha mãe não queria que eu ficasse à toa e me estimulava muito”, lembra. Das corridas de velocidade passou para as mais longas no início dos anos 2000. “Aproveitei uma ‘febre’ de corridas rústicas. Gosto de competir em provas de cinco quilômetros ou mais”, afirma. Desde 2009, Luiz participa da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. Os cinco treinos semanais de 5,5 quilômetros cada são intensificados no período que antecede as provas. O alongamento antes e depois da atividade é essencial. “Aplico exercícios da ginástica laboral feita na empresa, o corpo precisa estar preparado para o desafio”, comenta.

 

 

 

 

 


Curiosidades do esporte

As primeiras competições de atletismo aconteceram em países europeus, como Grécia, Irlanda e Escócia. O atletismo é o esporte que mais distribui medalhas nos Jogos Olímpicos – são Curiosidades do esporte Arquivo pessoal Elvira Nascimento Fonte: Rio2016.com Lucimar: das pistas para as ruas 141 sendo 47 de ouro em cada edição.

Compartilhar: