Revista Espaço

Matéria-Prima elegante

Aço inoxidável garante acabamento perfeito no design e na arquitetura

3

Guilherme aprova a combinação de inox e e outros elementos

Grandes nomes do design e da arquitetura brasileira vêm apontando uma tendência de crescimento do uso do aço inoxidável em seus projetos. Juliana Vasconcellos, arquiteta, e Zanini de Zanine, designer, já passaram pela revista Espaço retratando esse cenário. Outro expoente, Guilherme Torres, arquiteto paranaense, reconhecido por criações modernas e arrojadas também integra o time. É ele que nos conta um pouco do trabalho e da aplicação do inox em seus projetos.

O que o inox agrega as suas criações?

O inox tem um caráter muito sedutor. A meu ver, seu toque é aveludado. Adoro a textura do polimento do aço. A temperatura ligeiramente mais fria, os reflexos, tudo é muito interessante. Gosto da ideia de vê-lo em arquitetura, em contraste com madeira, mármore e concreto. A ideia do tecnicismo do material, diante da grande gama de produtos naturais que empregamos, é encantadora.

Que diferencial o aço inoxidável acrescenta aos projetos?

O principal é o acabamento perfeito. Faz toda a diferença! Cada projeto exige um aprimoramento de especificação. Sempre estou em busca de refinar o desenho e entender melhor até onde podemos levar os materiais ao limite. E em termos de criação, não imponho limites.

Como matéria-prima, o inox se faz mais atraente na arquitetura ou no design de interiores?

Em ambos. Tenho me interessado muito pelo design de mobiliário em inox. Meu trabalho tem claramente um sotaque contemporâneo, tudo a ver com processos de usinagem.

Compartilhar: