Novidades da Aperam

Reforço na construção civil

12/09/2016

O tradicional caminhão betoneira da construção civil está prestes a ganhar uma nova “cara”. Em fase de testes, a versão atualizada conta com um balão (compartimento que armazena e mistura o produto) todo em aço inoxidável P410M. Em agosto, a iniciativa da Aperam, em parceria com a Valemix, foi apresentada na Concrete Show, segunda maior feira do setor no mundo, realizada em São Paulo.
O inox garante maior vida útil e resistência estrutural ao balão, o que reduz a necessidade de manutenções. Sendo mais resistente à corrosão, minimiza o desgaste das facas internas e do balão betoneira que entram em contato com o concreto. Isto se deve ao fato de não sofrer o efeito combinado de abrasão-corrosão, como ocorre no aço carbono, o que potencializa o desgaste. No Brasil, há mais de 20 mil caminhões desse tipo fabricados em aço carbono, e outros 2 mil novos são colocados no mercado por ano, um campo fértil para o aço inox.
A novidade surgiu a partir da observação do bom desempenho alcançado pelo aço inox no setor bioenergético, onde resiste ao efeito simultâneo da abrasão e corrosão. “Começamos a pensar em aplicações semelhantes às das usinas de álcool e açúcar e chegamos aos caminhões betoneiras. Trata-se de uma aplicação inovadora e inédita no mundo”, conta Willian Labiapari, pesquisador da Aperam.

#mercado
O balão utiliza cerca de duas toneladas de inox. A expectativa sobre a aceitação do mercado é grande. “A solução é bem atrativa, porque reduz a necessidade de reparos nesses caminhões. Há o ganho financeiro direto e o benefício da maior disponibilidade do equipamento”, avalia Willian.

Compartilhar: