fbpx

Novidades da Aperam

Projeto Qualifica para o Mundo do Trabalho realiza aula inaugural

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo – CMDCA,  Cefet/MG – Campus Timóteo, Sebrae e o Instituto do Inox, realizou na última semana a aula inaugural do projeto Qualifica para o Mundo do Trabalho, com a presença dos pais e responsáveis pelos adolescentes que serão beneficiados pelo projeto.

O Projeto, que nasceu da convergência de interesses das instituições e parceiros, tem como meta preparar adolescentes da cidade de Timóteo para o mercado de trabalho. “A Fundação Aperam Acesita e o Cefet-MG realizam diversos trabalhos em parceria, sempre alinhados com o desenvolvimento da cidade. Capacitar os nossos adolescentes é zelar pelo futuro de nosso município” destacou o Diretor do Cefet Timóteo, Erick Brizon.

A oportunidade de desenvolver o projeto surgiu através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timóteo, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que realizou um Edital de Chamamento Público, visando selecionar projetos voltados à promoção, à proteção e à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A Fundação inscreveu  e teve dois projetos aprovados, um de capacitação em projetos sociais, na área de interesse da Política de Fortalecimento de Conselhos e o Qualifica, na área de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. 

Assistência Social

Sendo uma entidade de Assistência Social, a Fundação Aperam Acesita desenvolve projetos e programas que buscam a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, atuando como agente facilitador e promotor do desenvolvimento das pessoas e da sociedade regional, em parceria com os poderes públicos Federal, Estadual e Municipal, e entidades privadas. 

“Promover e desenvolver a qualidade de vida das pessoas em sua área de atuação é uma das principais diretrizes da Aperam South America. Essa missão figura entre as prioridades da Fundação Aperam Acesita, que sempre busca promover ações sociais que visem ampliar e melhorar o relacionamento com as comunidades onde a Aperam está inserida”, comentou o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

260 horas de formação gratuita

O Qualifica tem como objetivo oferecer qualificação profissional para 32 adolescentes de 17 anos contribuindo para o acesso ao mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo, geração de trabalho e renda, de forma educativa, visando e promovendo o seu desenvolvimento integral. 

A qualificação será desenvolvida em duas frentes de atuação, totalizando aproximadamente 260 horas de formação. Na  primeira frente será abordado o tema Orientação profissional – Preparação para o mundo do trabalho, focando em assuntos relativos ao mercado de trabalho, como postura comportamental, empreendedorismo, desenvolvimento e habilidades para gestão financeira, econômica, marketing, planejamento estratégico para o negócio e desafios e competências para as demandas da Indústria 4.0. A segunda frente será Uso das tecnologias e redes sociais que trará oficinas de ferramentas do Google, de robótica, raciocínio lógico, dentre outros conteúdos.

Para o prefeito de Timóteo, Douglas Wilkys, o Qualifica é uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. “A necessidade de qualificação para inserção do jovem no mercado de trabalho é visível. É preciso mudar o quadro atual e, por isso, investimos no desenvolvimento de políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda, na profissionalização e elevação do nível de escolaridade dos jovens”, finalizou o prefeito.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.