fbpx

Novidades da Aperam

Projeto Construindo o saber encerra o primeiro semestre em festa

O Bosque da Fundação Aperam Acesita foi palco de mais um arraiá nesta semana. Só que, dessa vez, quem participou da festança foram os alunos do Projeto Construindo o saber. Na tarde da última quarta-feira (12), o grupo encerrou suas atividades do primeiro semestre com direito a música, quadrilha e o tradicional bingo com brindes.

O Projeto, que existe há 17 anos, conta com sete voluntários e atende atualmente 43 alunos do município de Timóteo. A iniciativa tem como objetivo promover uma alfabetização e socialização do aluno, estimulando uma aprendizagem afetiva e social na terceira idade.

Rosemary Ribeiro, que atuou como professora de biologia durante 32 anos, e agora aposentada, é professora voluntária do Projeto há cinco anos.  Ela define o ato de ensinar como um desafio gratificante. “Para mim, atuar no projeto é um presente. A valorização e carinho que recebemos dos alunos não têm preço,” destaca a educadora.

Já Maria Vitória Vitorino Guimarães atua há seis meses como professora voluntária do projetoSegundo ela, o primeiro contato que teve com o grupo despertou grande paixão pelos alunos. “É uma felicidade estar com os alunos, desde o momento da alfabetização até o convívio social. É realmente uma troca, eles aprendem com a gente, e a gente, com eles.”

Dona Laura Heloísa Sima, 63 anos, aluna do projeto há 17 anos se diz grata por tudo que aprendeu. Há seis anos, o seu marido, José Mendes Garito, 71 anos, participa também das aulas ministradas. “Entrei no projeto sem saber ler e escrever, hoje eu já sei ler placas das ruas e até fazer contas de matemática. Tudo isso graças ao Construindo o Saber. Até o meu marido, que não era alfabetizado, animou a vir me acompanhar para aprendermos juntos. Gostamos muito das professoras e dos colegas de sala de aula. Todos são uma grande motivação para nós”, destaca Laura, que hoje freqüenta as aulas ao lado do esposo.

Construindo o saber

Construindo o saber acontece duas vezes por semana, atendendo pessoas a partir de 45 anos. É um projeto que a Fundação Aperam Acesita desenvolve com a 3ª idade, proporcionando sua integração social e resgatando sua auto-estima. Durante as aulas, os alunos também desenvolvem a escrita, leitura e a matemática básica necessárias para o seu dia-a-dia. As aulas do projeto retorna das férias no dia 7 de agosto. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.