Novidades da Aperam

Presença na mineração

25/09/2017

A Aperam South America fez sua estreia na Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), que teve sua 17ª edição realizada em Belo Horizonte entre os dias 18 e 21 de setembro. Uma das principais feiras de mineração da América Latina, o evento reuniu representantes de mineradoras com atuação global e seus fornecedores de produtos e serviços. A presença da Aperam na exposição teve um objetivo claro: compartilhar com os cerca de 50 mil visitantes os ganhos proporcionados pela utilização do inox em ambientes com alta umidade.

“Em nosso estande expusemos equipamentos como telas expandidas e perfuradas em aço inox 410, além de mostrarmos, em palestras, a aplicabilidade do aço inox em chutes e calhas, tradicionalmente feitos em aço carbono, nos quais o inox é uma excelente opção pela resistência à corrosão, corrosão-abrasão e impacto”, destaca Wilian Labiapari, pesquisador da Aperam South America.

Outra oportunidade de utilização do aço inoxidável é nos vagões para transporte de minério. De acordo com o pesquisador, essa aplicação já é utilizada por empresas do setor de mineração. O material permite reduzir a espessura do vagão, diminuindo seu peso e proporcionando economia de combustível. Outro ganho é na redução do nível de agarramento de material no equipamento (peso morto), devido à superfície lisa do inox. A durabilidade também é um diferencial: estima-se que a vida útil dos vagões produzidos em inox seja de 40 a 50 anos, frente aos sete anos daqueles produzidos em aço carbono.

“As aplicações em outros setores como o agronegócio e o a indústria cimenteira mostraram que o aço inoxidável possui excelente desempenho em ambientes abrasivos-corrosivos. Isso não deixa dúvidas sobre as oportunidades que temos pela frente na mineração. A participação na Exposibram nos permitiu mostrar que estamos prontos para ampliar a nossa presença nesse mercado”, conclui Labiapari.

Compartilhar: